Metabolismo

Alimentos que aceleram o metabolismo: Quem acompanha matérias sobre dieta e emagrecimento sabe o quanto o metabolismo é um assunto que merece atenção. Isso porque, esse processo natural do nosso organismo tem tudo a ver com a queima de calorias e o fornecimento de energia para o corpo. Ou seja: isso significa que mantê-lo em dia tem tudo a ver com nossos planos de dieta.

Você pode gostar também:

Alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-002

Antes de mais nada vale explicar que metabolismo é a soma de transformações que nutrientes e substâncias ingeridas sofrem em nosso organismo, tendo como resultado a produção de energia para manter seu funcionamento. Na prática ele é influenciado por fatores como genética, sexo, idade, peso altura e também hábitos como a alimentação e a prática de exercícios físicos.

A respeito da alimentação, existem alimentos capazes de gerar maior gasto de energia do organismo, ou os chamados termogênicos. Eles funcionam aumentando a temperatura do corpo, queimando calorias e ajudando a emagrecer quando incluídos com regularidade no nosso cardápio.

Dicas de alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-001

Quais alimentos aceleram o metabolismo ?

Antes de mais nada o primeiro conselho antes de pensar em fazer alterações no cardápio é consultar um nutricionista uma vez que alguns alimentos podem ter contraindicações. Portanto, vamos com calma e conferir alguns deles:

Água gelada

Sim, acredite. O consumo de água gelada faz com que o organismo trabalhe mais para regular a própria temperatura diante da ingestão da bebida.

água gelada 1

Gengibre

Podendo ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador junto com frutas, a inclusão do gengibre na dieta pode acelerar o metabolismo em 20%.

Frutas cítricas

Frutas como laranja e kiwi são diuréticas e de quebra atuam para diminuir o problema da retenção de líquidos.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Café

Por conter cafeína a bebida é um termogênico natural e também um estimulante, porém não é indicado consumir em exagero já que pode causar ou piorar problemas no estômago, ansiedade e também insônia. Três xícaras por dia é o bastante.

alimentos que aceleram o metabolismo

Pimenta vermelha

O alimento é considerado um termogênico pela presença da capsaicina, uma boa auxiliar no controle de peso e que também atua para retirar a gordura das artérias. Porém deve ser consumido com moderação e e evitado por quem tem problemas com gastrite e hemorróidas.

Chá-verde

Com cafeína e catequinas em sua composição, o chá verde faz com que o corpo precise buscar energia nas reservas de gordura. Outro benefício interessante é o fato de ajudar contra a retenção de líquidos e atuar contra os radicais-livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento. Tal como o café, deve ser consumido com moderação e também é contraindicado para quem sofre de gastrite, insônia, ansiedade e hipertensão.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Essas são apenas algumas opções entre alimentos termogênicos, mas além de conhecê-los, vale lembrar que outros hábitos garantem o bom funcionamento do metabolismo como não pular refeições – em especial o café da manhã – beber água e ter boas noites de sono assim como a prática de exercícios físicos.

Metabolismo lento ?

O que desacelera o metabolismo é a falta de sono e o estresse, então cuide bem do seu sono, durma na hora certa, e o caso do seu estresse, procure relaxar para o seu metabolismo não retardar.

Outro ponto importante: os alimentos citados, quando incluídos no cardápio devem ser feitas de forma natural. Nada de exagerar na dose buscando resultados rápidos ou incluí-los sem a devida supervisão, certo?