Imunidade infantil

Alimentos que aumentam a imunidade infantil: Uma das preocupações mais frequentes que mães e pais tem em sua rotina é a de melhorar a imunidade dos seus filhos, afinal ninguém quer ver seus pequenos doentes. Se é possível fazer algo para evitar gripes, resfriados e problemas mais sérios, com certeza essa é uma preocupação. E claro, muito do que pode ser feito para melhorar a saúde e, consequentemente, a imunidade deles passa justamente por uma alimentação adequada.

Alimentos-que-melhoram-imunidade-infantil-001

Quais os alimentos que aumenta a imunidade da criança

Quer saber quais os alimentos podem ajudar a aumentar a imunidade infantil? Então vem com a gente:

Leite materno

O leite materno é o alimento completo e fundamental para o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a criança seja amamentada exclusivamente com leite materno até 6 meses de idade. Após esse tempo, ela pode continuar sendo amamentada por dois anos ou mais, desde que essa amamentação seja associado a uma complementação alimentar.

Inhame

Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, betacaroteno, magnésio e ferro, o inhame tem ação anti-inflamatória e também ajuda a eliminar toxinas do corpo. E como não tem sabor fica bem fácil incluir o alimento no cardápio da criança.

Alimentos-que-melhoram-imunidade-infantil-002

Vegetais verdes escuros

Vegetais como brócolis, couve, espinafre e escarola são alimentos ricos em ácido fólico, que é justamente um nutriente que atua auxiliando o organismo a formar os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.

Frutas ricas em vitamina C

Frutas como laranja, goiaba, limão, melão, morango e mamão apresentam grande quantidade de vitamina C, com propriedades antioxidantes. Na prática, ela evita a morte de células do sistema imunológico, deixando assim nosso organismo mais preparado para se defender.

Alimentos como cenoura, manga e goiaba são alimentos conhecidos justamente por ativar o sistema imunológico e melhorar seu funcionamento já que são ricas em licopeno. Ou seja, também tem função antioxidante.

imunidade infantil

Dica importante para imunidade infantil:

Nem sempre é fácil incluir certos alimentos no cardápio das crianças, mas você sempre pode estimulá-las. A melhor dica é apresentar essas novidades de maneira diferente e, se possível, fazendo uma apresentação diferenciada, com um prato bem colorido e que atraia a atenção do seu filho.

Alimentos que aumentam a imunidade infantil

Estabelecer acordos com a criança, um sistema de trocas, também é uma boa ideia para colocar novos alimentos na rotina alimentar. E, caso ela não aceite trocas de modo algum, um bom modo de compensar isso é tornando o cardápio mais saudável sem que seu filho perceba, como a inclusão de legumes processados no feijão por exemplo. De qualquer modo, a melhor solução é sempre começar cedo a fazer essas mudanças e também estimular o paladar dos seus filhos.