Alimentos que combatem o colesterol alto: Um dos grandes vilões da saúde é o colesterol alto. E não se trata de algo novo, pelo contrário: o alto nível de colesterol no sangue é um problema comum e também perigoso, visto que é um dos grandes responsáveis por doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Quem quer baixar o nível de colesterol do sangue ou simplesmente evitar problemas do tipo sabe que a alimentação é uma das melhores armas que temos a disposição. E embora não façam milagres, a inclusão de certos alimentos pode ajudar muito.

Alimentos que combatem o colesterol alto

Veja agora alguns alimentos que ajudam a baixar o colesterol:

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-007
Alimentos que combatem o colesterol alto

– Peixes

Ricos em ômega 3, peixes como salmão, atum e truta ajudam na briga para baixar o nível de colesterol. Trata-se de uma gordura boa e insaturada, que também é capaz de reduzir o risco da formação de coágulos, tornando o sangue mais fluido e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares.

Alimentos-que-baixam-colesterol-002

– Soja

A soja contém isoflavonas, que atua para evitar a formação de placas de gordura no sangue, enquanto os fitosteróis presentes na soja fazem com que o colesterol seja eliminado do organismo. O alimento ainda conta com fibras solúveis, capazes de reduzir os níveis de LDL.

Alimentos-que-baixam-colesterol-003

– Aveia

O alimento contém tanto fibras insolúveis quanto solúveis, em especial a betaglucana, capaz de inibir a absorção de gordura, melhorar a circulação, promover controle da glicemia e gerar sensação de saciedade por mais tempo.

Alimentos-que-baixam-colesterol-004

– Vinho

O vinho é uma bebida já bastante conhecida tanto pelo seu sabor quanto pelos seus benefícios. Os flavonóides presentes na casca da uva tem ação antioxidante, ajudando a preservar os vasos e as artérias mais saudáveis. Mas claro, não exagere: um cálice por dia é o ideal. Lembre-se também de que essa pode não ser a melhor opção para quem tem diabetes e hipertensão.

Alimentos-que-baixam-colesterol-005

– Chocolate amargo

A gordura do cacau – ácido estearático – transforma-se em ácido oléico quando chega ao fígado, sendo um tipo benéfico de gordura. Também tem ação antioxidante, o que ajuda a evitar que o mau colesterol faça seus estragos nas paredes dos vasos sanguíneos. Mas claro, vale avisar que apenas o chocolate amargo é capaz de trazer esses benefícios, visto que a gordura saturada presente no leite dos chocolates comuns interfere na atuação da gordura do cacau.

Lembre-se

Cabe lembrar que não adianta escolher um único alimento e investir nele na busca pela queda dos níveis de colesterol. Pelo contrário: É preciso uma alimentação rica, variada e saudável. Além disso também cultivar o hábito de praticar atividades físicas para ter bons resultados e preservar sua saúde.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial do blog Passo a passo.

Salvar

Salvar