Alimentos ricos em ferro: Quando a ideia é cuidar da saúde sabemos o quanto a alimentação é um fator importante. Afinal, é por meio de uma alimentação balanceada que obtemos os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do organismo. E o ferro é um fator muito importante nesse quesito.

alimentos ricos em ferro 4

O nutriente é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, transporte de oxigênio no organismo, manutenção das defesas do corpo, produção e manutenção de importantes neurotransmissores cerebrais. Sua falta provoca sintomas como cansaço extremo, dificuldade em manter a concentração, queda de cabelo ou fios quebradiços, infecções frequentes devido a baixa imunidade, entre outros. Ou seja: estamos falando em algo fundamental para manter a saúde em dia.

Quais os alimentos ricos em ferro

Quer conferir uma lista de alimentos ricos em ferro? Então chegou a hora:

Alimentos-ricos-em-ferro-001

Vegetais verdes

Vegetais como espinafre, couve, rúcula, brócolis e agrião são fontes excelentes de ferro. Para completar ainda são ricas em vitamina A e antioxidantes.

Alimentos-ricos-em-ferro-00w

Oleaginosas

Alimentos como avelã, pistache, amêndoas, castanha do pará e castanha de caju são boas fontes de ferro, proteínas, vitamina E, zinco, maganês e selênio. Mas vale lembrar que, por serem ricos em gordura, devem ser consumidos com moderação.

Alimentos-ricos-em-ferro-002

Feijão

Super popular no prato do brasileiro, o feijão é um bom exemplo de alimento rico em ferro. Além disso também apresenta uma boa quantidade de fibras. O problema é que o excesso no consumo do feijão pode render alguns incômodos, como gases, por exemplo.

Alimentos-ricos-em-ferro-003

Tofu

Alimento a base de soja, o tofu é uma fonte e tanto de ferro além de proteína vegetal. Também uma boa aquisição para o seu cardápio habitual.

Alimentos-ricos-em-ferro-004

Peixe

Atum, sardinha e salmão são ótimas fontes do nutriente. Além disso também são capazes de reduzir o risco de doenças do coração, declínio dos processos cognitivos e também o risco de depressão.

Alimentos-ricos-em-ferro-005

Fígado bovino

Esse aqui nem todo mundo gosta, mas quer saber? Ele é rico tanto em ferro quanto em outros nutrientes como vitaminas A, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, selênio, cobre, zinco e riboflavina. O problema é que ele deve ser consumido com moderação uma vez que também apresenta grande quantidade de gorduras saturadas e alto grau de colesterol.

Você pode gostar também:

Lista grande, não é mesmo? Mas ela não termina aqui. Existem vários outros alimentos ricos em ferro que valem a pena incluir no cardápio. Mas também é preciso lembrar que o excesso desse nutriente pode ser problemático para a saúde, portanto é preciso consumi-lo dentro da quantidade diária recomendada, que é de 14 mg para adultos conforme indicado pela Anvisa. Já nos Estados Unidos, a recomendação para mulheres adultas é de 18mg consumidos diariamente, enquanto para grávidas essa quantidade passa a ser de 27mg.