Alimentos ricos em fibras: Quem se preocupa com a saúde ou está atenta a dieta sabe que os alimentos em fibras são importantíssimos para o nosso organismo. Elas ajudam a garantir o bom funcionamento do intestino, sendo aliadas da dieta e da manutenção de peso uma vez que ajudam a promover a sensação de saciedade que impede os lanchinhos fora de hora. Também atuam diminuindo a absorção de açúcar e gordura pelo corpo e ajuda a combater a diabetes e colesterol alto. Ou seja: é unir o útil ao agradável.

Alimentos ricos em fibra

Na prática, as fibras são divididas em duas categorias: as solúveis e as insolúveis. As solúveis são aquelas que promovem a maior sensação de saciedade, melhor funcionamento intestinal e também maior atuação para controlar taxas de colesterol e diabetes. Enquanto isso, as insolúveis melhoram a digestão.

Quais são os alimentos ricos em fibras

Quer descobrir quais são os alimentos ricos em fibras? Então veja só:

Alimentos-ricos-em-fibras-001

– Aveia

Fornecendo uma mistura muito interessante das fibras solúveis e insolúveis, ela também contém beta-clucana, que também dá um upgrade nas defesas do organismo.

Alimentos-ricos-em-fibras-002

– Amêndoas

Assim como sementes em geral, as amêndoas são ricas em fibras e também em gorduras saudáveis. Além disso contem ferro, cálcio e proteínas. O problema é que elas são bastante calóricas, então se você está mantendo o foco na dieta pode precisar pegar leve na hora de fazer sua porção.

Alimentos-ricos-em-fibras-003

– Milho

Além de conter fibras, o milho também é rico em antioxidantes. É um alimento que vale muito a pena incluir no cardápio.

Alimentos-ricos-em-fibras-004

– Feijão

Tanto o feijão preto quanto o feijão branco são ricos em fibras, porém ambos diferem um pouco no restante da composição de nutrientes. O feijão preto contém fibras, proteínas, ferro e alto teor de flavonoides enquanto o feijão branco possui fibras, proteínas, ferro e também potássio. Porém, vale ficar atenta a quantidade consumida para evitar o incômodo com gases.

Alimentos-ricos-em-fibras-005

– Arroz integral

Além de fibras, o arroz integral ainda possui magnésio e cálcio sendo mais nutritivo que o arroz branco. Vale a pena incluir no cardápio e fazer essa substituição, viu?

Alimentos-ricos-em-fibras-006

– Maçã

A fruta é rica em fibras, contendo ainda vitamina A, C, cálcio, magnésio e ferro. Mas para manter todo esse poder nutricional é preciso comê-la com casca, caso contrário muito de seus nutrientes acabam sendo perdidos.

Alimentos-ricos-em-fibras-007

– Pera

Sendo uma fruta com casca comestível, ela é nutritiva e também rica em fibras, cálcio e magnésio. Mas vale avisar: consuma a pera com casca pois desse modo você terá melhor proveito de seus benefícios.

Alimentos-ricos-em-fibras-008

– Pão integral

Como os grãos desse pão não são moídos nem refinados, esse alimento possui fibras e proteínas a ponto de tornar aconselhável a troca do pão branco pelo integral.

Essas são apenas algumas opções, ok? A lista é longa e vale a pena saber mais!

Alimentos ricos em fibras - Veja quais são

Lembre-se: você não precisa de uma dieta loucamente baseada em fibras. Concentre-se em incluí-la em sua alimentação e consumir a quantidade diária recomendada, que é de 40 g. Além disso, beba muita água já que as fibras solúveis podem absorver água enquanto atua no trato digestivo, ok?

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar