Arroz soltinho: Quem gosta de cozinhar sabe que a habilidade culinária não se trata somente de preparar pratos novos e elaborados, mas sim também de dominar a preparação de pratos básicos. E claro, um desses pratos básicos é o arroz.

Embora seja um alimento básico em nosso cardápio, muitas vezes temos alguma dificuldade em prepará-lo e, em especial, acertar o ponto e garantir que ele fique soltinho. Se você tem esse tipo de dúvida, que tal algumas dicas para facilitar a vida.


Como fazer arroz soltinho

Então vamos lá. Existem várias dicas que prometem um arroz soltinho no fim das contas e essas são algumas delas:

Arroz-soltinho-001

Lavar ou não o arroz? Lavar ou não o arroz é uma dúvida de muita gente. Algumas marcas deixam instruções na embalagem a respeito dessa necessidade ou não. Geralmente isso não é indicado, mas caso você prefira lavá-lo, seque muito bem na peneira antes de colocá-lo na panela, já que isso evita que fiquem empapados no fim do processo de cozimento.


Cuidado com o óleo

No momento de refogar, não encha a panela de óleo. Acrescente apenas um fiozinho dele para envolver os grãos, sendo que a gordura deve envolvê-los sem encharcá-lo. E no momento que o arroz der um estalinho, pode acrescentar a água, de preferência na medida de 1 ½ partes de água para uma de arroz.

Arroz-soltinho-002


Cozinhe o arroz em água quente

É comentado que o importante é cozinhar o arroz sempre usando água quente, sem acrescentar água fria durante esse tempo, mantendo constante a temperatura do cozimento em fogo baixo.


Cozinhe o arroz com panela fechada

Ao colocar o arroz para cozinhar, tire a tampa somente no momento em que os grãos deverão secar. E o mais importante: não mexa o arroz enquanto ele estiver cozinhando.


Fique atenta ao momento certo de apagar o fogo

Você pode apagar o fogo quando restar um pouquinho de água no fundo da panela e o arroz formar buracos, quase seco mas com vapor na lateral. Depois disso, revire-o na panela: o amido que não foi eliminado caso não tenha lavado o arroz vai acabar se soltando dos grãos. Se for possível tire logo da panela e coloque em uma tigela ou no recipiente desejado.

Essas são apenas algumas dicas, mas cada família costuma ter seus macetes para garantir o arroz soltinho. Lavar ou não o arroz, acrescentar água fria durante o cozimento, tampar ou não a panela são itens que provocam alguma discordância, mas dependem muito do hábito de cada um.

Tem alguma dica infalível? Compartilhe conosco!


Você pode gostar também:

Add to Favourites