O bem casado se destaca como uma receita tradicional de casamento. Ele pode ser usado para decorar a mesa principal ou mesmo para presentear os convidados como lembrancinha. Esse doce possui profunda simbologia, pois ele representa a união e o compromisso do casal.

receita de bem casado 1

A popularidade do bem casado em festas de casamento é grande no Brasil e também em Portugal. O docinho existe há mais de 100 anos e não pode faltar nas confraternizações matrimoniais, já que promete trazer sorte, prosperidade e felicidade aos noivos.

Veja também:

O bem casado é um doce que não pode faltar no casamento. (Foto: Divulgação)
O bem-casado é um doce que não pode faltar no casamento. (Foto: Divulgação)

A origem do bem casado é um pouco incerta, mas acredita-se que tudo começou na Europa, provavelmente entre os séculos XVII e XX. A maioria das fontes diz que a história começou em Portugal, onde o doce se tornou uma espécie de derivado dos “casadinhos portugueses”.

O bem casado é um doce com massa macia e saborosa, recheada com doce de leite ou baba de moça. Com o passar dos anos, a receita tradicional ganhou muitas variações, mas mesmo assim continua clássica e irresistível.

Receita de Bem Casado

O bem-casado tem uma massa fofinha e saborosa. (Foto: Divulgação)
O bem-casado tem uma massa fofinha e saborosa. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo para fazer uma receita de bem casado:

Ingredientes da massa

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes do recheio

  • 1 lata de doce de leite

Ingredientes da calda

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • Suco de 1 limão
  • ½ xícara de água

Modo de preparo

Bem-casados embalados. (Foto: Divulgação)
Bem-casados embalados. (Foto: Divulgação)

receita de bem casadinho

1. Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar durante 10 minutos, até obter uma mistura leve e fofa. Coloque o fermento em pó e desligue a batedeira. A farinha deve ser adicionada aos poucos, sempre batendo com um fuê para não empelotar. Quando a massa ficar homogênea, basta colocá-la em um saco de confeitar.

2. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo. Em seguida, pingue as porções de massa, deixando um espaço entre cada disco para não grudar. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por 8 minutos. Só retire a assadeira quando a massa estiver firme e levemente dourada.

Você pode rechear os bem-casados usando bico de confeitar. (Foto: Divulgação)
Você pode rechear os bem-casados usando bico de confeitar. (Foto: Divulgação)

3. Espalhe uma colher de doce de leite sobre cada disco de massa. Em seguida, cubra com outro disco. Você pode comprar o recheio pronto ou prepará-lo em casa, esquentando a lata de leite condensado na panela de pressão.

4. Dissolva o açúcar em ½ xícara de água morna, até obter uma calda. Em seguida, espete cada bem-casado com garfo e mergulhe na calda. Deixe os docinhos secar em uma área arejada, até que a cobertura se transforme em uma casquinha de açúcar.

Pronto! Agora é só embalar os bem casados em lindas embalagens e distribuir entre os convidados. Receita do Dia agradece pela sua visita.

Add to Favourites