Benefícios do chá de Alecrim: O alecrim é uma erva usada há muitos anos para fazer chás e outros experimentos, pois é considerada uma das ervas mais completas quando o assunto são propriedades benéficas e a saúde. O alecrim possui óleos essenciais e outras substâncias que promovem a nossa saúde e contribuem para a melhoria do nosso organismo em vários aspectos.

Benefícios do chá de Alecrim para a saúde

O método mais comum de usar o alecrim é em chás, por isso nada melhor do que conhecer todos os seus benefícios e toma-lo diariamente.

Benefícios do chá de Alecrim para a saúde (Foto: Divulgação)

Benefícios do Alecrim para a saúde

1 – Previne o câncer

O alecrim possui em sua composição o carnosol, um composto anticâncer muito eficaz. Através de estudos foi descoberto que esse composto pode prevenir o câncer de mama, de próstata, de cólon, de pele e a leucemia.

2 – Melhora na memória

O alecrim também possui algumas propriedades que melhoram nossa memória. Estudos revelaram que o alecrim possui ácido carnósico, uma substância com propriedades neuro-protetoras que previnem contra o Alzheimer e combatem a perda de memória causada pelo envelhecimento.

3 – Acaba com a enxaqueca

Essa erva é muito popular para acabar com a enxaqueca. O jeito cerca de usar é ferver o alecrim em uma panela e depois colocar em um recipiente. Depois você deve colocar uma toalha sobre a cabeça e se inclinar para o recipiente, de modo a inalar esse vapor.

Benefícios do chá de Alecrim para a saúde (Foto: Divulgação)

4 – Ação anti-inflamatória

Na composição do alecrim nós encontramos dois agentes anti-inflamatórios: o ácido carnósico e o carnosol. Eles inibem uma enzima responsável por causar as dores e inflamações, e ainda inibem a produção de um óxido que age no processo inflamatório.

5 – Propriedades diuréticas

Sendo um diurético leve, o alecrim pode ser usado para eliminar a retenção de líquidos e o inchaço. Se usado regularmente ele ainda ajuda no fluxo da urina e age na função dos rins, contribuindo para a eliminação do excesso de água em nosso organismo.

6 – Ação desintoxicante

O alecrim ajuda a desintoxicar o fígado, sendo excelente para tratar problemas nessa região. As substâncias presentes no alecrim impedem que aconteça danos ao fígado, além de diminuir o risco de doenças.

7 – Ideal para dores reumáticas

O alecrim pode funcionar como um remédio natural para tratar o reumatismo, ajudando a aliviar as dores. Ele também pode ser usado em compressas para tratar lesões e contusões.

Benefícios do chá de Alecrim para a saúde (Foto: Divulgação)

8 – Benefícios para o cabelo

O consumo de alecrim também pode ajudar no crescimento dos fios, sendo um forte aliado contra a queda de cabelo e para eliminar as caspas. Você pode esfrega-lo diretamente no couro cabeludo par usufruir de seus benefícios.

9 – Melhora a digestão

A erva também já foi muito usada para tratar problemas digestivos, como dor de estômago e outros. Os seus benefícios ainda estão estendidos à prevenção de doenças que são transmitidas por meio do consumo de alguns alimentos.

10 – Sistema imunológico

O sistema imunológico é estimulado pelo alecrim, devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas encontradas na erva. Consumir alecrim regularmente pode te ajudar a levar uma vida mais saudável, além de diminuir o risco de várias doenças.

Chá de alecrim contra indicações

Se usado em grande quantidade durante a gravidez o alecrim pode causar o aborto. Toda erva possui vários elementos químicos, o alecrim pode acarretar complicações se ingerido em excesso ou por pessoas com histórico de epilepsia, problemas na próstata, dermatológicos e gástricos, além de causar irritações no intestino e nos rins. Portanto, o certo é não exagerar e sempre respeitando a quantidade certa para o consumo.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia

Salvar