Que tal aprender a preparar biscoito de polvilho? Isso mesmo! Aquele que encontramos em supermercados e padarias. Essa delícia crocante é bem fácil de fazer, basta combinar os ingredientes certos e respeitar as etapas do preparo.

O biscoito de polvilho se destaca como um prato típico do Brasil, cujas origens se encontram no estado de Minas Gerais. Ele é muito saboroso, tem crocância e leva quatro ingredientes básicos: polvilho azedo, água, leite e óleo.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer deliciosos biscoitos de polvilho. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer deliciosos biscoitos de polvilho. (Foto: Divulgação)

Não se sabe ao certo como surgiu o biscoito de polvilho. Alguns historiadores acreditam que essa iguaria começou a ser preparada por volta do século XVIII, com o objetivo de servir durante o lanche da tarde, nas fazendas de Minas Gerais. As próprias cozinheiras se encarregavam de fazer a massa, assar e preparar os acompanhamentos, como é o caso do cafezinho puro.

Receita de biscoito de polvilho

Confira a seguir a receita de biscoito de polvilho:

Ingredientes

500 g de polvilho azedo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de óleo
1 ovo
1 colher (sopa) de sal
Manteiga e farinha de trigo

Modo de Preparo

O biscoito de polvilho vai bem com café. (Foto: Divulgação)
O biscoito de polvilho vai bem com café. (Foto: Divulgação)

1. Em um recipiente, junte o polvilho e o sal. Misture bem esses dois ingredientes e reserve.

2. Numa panela, coloque o leite e o óleo. Leve-a ao fogo e deixe ferver. Depois, acrescente a mistura de polvilho com sal, com o fogo já desligado. Use uma colher para mexer rapidamente, até formar uma massa.

3. Acrescente o ovo à mistura do biscoito. Em seguida, vá adicionando água aos poucos, até obter uma consistência parecida com massa de bolo.

4. O próximo passo consiste em transferir a mistura do biscoito para uma batedeira. Bata bem, até agregar todos os ingredientes.

5. Unte uma assadeira com manteiga e farinha.

Biscoitos compridinhos. (Foto: Divulgação)
Biscoitos compridinhos. (Foto: Divulgação)

6. Coloque a massa do biscoito em um saco com bico de confeitar. Agora é só colocar a massa na assadeira untada, fazendo o formato que preferir (argola, palito ou bolinha).

7. Pré-aqueça o forno numa temperatura média (180ºC).

8. Coloque os biscoitos de polvilho no forno e deixe assar por 20 minutos.

Sequinhos e crocantes, os biscoitos de polvilho podem ser preparados e armazenados por vários dias. No entanto, é muito importante coloca-los em um recipiente com tampa hermética. O local para armazenar essas delícias deve ser seco e arejado. O tempo de preparo dessa receita é de aproximadamente duas horas e o rendimento de 60 unidades. Receita do Dia agradece pela sua visita. Bom apetite!