O bolinho de arroz simples é uma ótima sugestão de acompanhamento. Ele marca presença em qualquer caderno de receita e os seus “segredos” são passados de geração a geração. Leia a matéria e aprenda como fazer essa delícia.

Durante a semana, é comum exagerarmos no preparo de arroz branco para as refeições. E o que fazer com as sobras? Bom, a dica é apostar nos bolinhos. A receita é bem simples, rápida, barata e com certeza vai te levar de volta à casa da vovó.

O bolinho de arroz é uma delícia e bem simples de preparar. (Foto: Divulgação)
O bolinho de arroz é uma delícia e bem simples de preparar. (Foto: Divulgação)

Típico da culinária brasileira, o bolinho de arroz consegue deixar qualquer um com água na boca. Ele nada mais é do que uma porção de massa frita, preparada com arroz cozido, ovos e muitos temperos.

Receita de bolinho de arroz 

Confira a seguir uma receita de bolinho de arroz simples:

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz cozido
½ cebola picada
1 ovo inteiro
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Cheiro-verde picadinho a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Como fazer bolinho de arroz

Modo de preparo

Reaproveite as sobras de arroz fazendo bolinhos. (Foto: Divulgação)
Reaproveite as sobras de arroz fazendo bolinhos. (Foto: Divulgação)

1. Coloque o arroz cozido, o ovo, o sal, a cebola picadinha, o queijo parmesão, o orégano e o cheiro verde em uma vasilha grande. Misture bem com uma colher.

2. Adicione a farinha de trigo e amasse com as mãos. Por fim, acrescente o fermento à massa.

3. Quando a massa atingir o ponto (não quebra na hora de enrolar), faça os bolinhos. Para deixar todos do mesmo tamanho, use a medida de uma colher de sopa.

4. Coloque o óleo em uma frigideira funda e aqueça em fogo médio. É muito importante ter atenção nessa etapa, pois o óleo frio vai fazer a massa grudar no fundo do recipiente na hora de fritar. A temperatura elevada também pode ser perigosa, afinal, aumenta as chances dos bolinhos queimarem.

5. Frite os bolinhos, usando o óleo na temperatura ideal. Quando a massa começar a dourar, é sinal de que está boa.

Olha como fica por dentro!
Olha como fica por dentro!

6. Retire os bolinhos do óleo e deixe-os escorrer sobre o papel toalha. Dessa forma, eles não correm o risco de encharcar.

7. Pronto! Agora é só esperar esfriar um pouco e servir.

O bolinho de arroz simples pode ser servido nas refeições ou como aperitivo, pois combina muito bem com molhos, carnes e sopas. O rendimento dessa receita é de 12 porções e o tempo de preparo é de 25 minutos. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.