Você já ouviu falar do bolinho de mandioca com atum? Pois saiba que essa receita está fazendo muito sucesso no cardápio dos brasileiros. Trata-se de um aperitivo prático, que vem sendo considerado a “versão mais barata” do bolinho de bacalhau. O resultado da receita é um bolinho crocante por fora, macio por dentro e muito saboroso.

Há uma infinidade de bolinhos que podem ser preparados para a agradar a família. Entre os salgados, o mais conhecido é o de bacalhau, uma receita originária de Portugal que leva o peixe, a batata e vários temperos. Outra iguaria que combina legume de raiz com pescado é o bolinho de mandioca com atum. Essa delícia é bem simples de preparar e pode ser servida como acompanhamento do almoço ou em forma de porções, em qualquer hora do dia.

Você pode gostar também:

Prepare deliciosos bolinhos com mandioca e atum. (Foto: Divulgação)
Prepare deliciosos bolinhos com mandioca e atum. (Foto: Divulgação)

Receita de bolinho de mandioca com atum

Veja o passo a passo para fazer um delicioso bolinho de mandioca com atum:

Como fazer bolinho de mandioca

Ingredientes:

1 kg de mandioca (sem casca e lavada)
2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de margarina
sal a gosto
1 pitada de pimenta do reino
1 xícara (chá) salsa e cebolinha
2 latas de atum
óleo para fritar

Modo de Preparo

1. Corte a mandioca de maneira uniforme. Depois, coloque os pedaços em uma panela grande com água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ficar macio.

2. Use um processador para bater os pedaços cozidos de mandioca com as duas colheres de margarina. Você também pode usar um espremedor simples e misturar a margarina depois. Reserve.

Experimente servir como petisco. (Foto: Divulgação)
Experimente servir como petisco. (Foto: Divulgação)

3. Nesse terceiro momento da receita você deve preparar o atum para a receita. Para isso, coloque-o em uma peneira e aperte bem, até o mesmo ficar bem sequinho.

4. Coloque a mandioca batida em uma vasilha e adicione os demais ingredientes, ou seja, o sal, a cebolinha, a salsa, a pimenta e o atum (escorrido). Misture bem com as mãos, até obter uma massa consistente.

5. Com o auxílio de uma colher, modele os bolinhos, da forma que preferir.

6. Frite os bolinhos com óleo bem quente. Em seguida, escorra-os em papel absorvente para não encharcar.

Faça os bolinhos com o formato que preferir. (Foto: Divulgação)
Faça os bolinhos com o formato que preferir. (Foto: Divulgação)

7. Pronto! Sirva ainda quente como parte da refeição. O resultado é um bolinho crocante e saboroso.

Viu só como é fácil fazer o bolinho de mandioca com atum? Já começou a reunir os ingredientes necessários para preparar esse petisco? Então aproveite, pois a receita é barata e tem um rendimento de 40 porções. Receita do dia agradece pela sua visita. Bom apetite!