Bolinho de Mandioca

Que tal preparar bolinho de mandioca recheado? Esse aperitivo valoriza a culinária brasileira e se revela perfeito para servir a sua família. Nessa matéria você vai aprender a fazer uma receita rápida, prática e deliciosa, que qualquer cozinheiro de primeira viagem pode ousar.

O bolinho de aipim é muito gostoso e pode ser servido em diferentes ocasiões. Ele tem uma casquinha crocante, uma massa que desmancha na boca e um recheio que combina perfeitamente com o sabor da mandioca.

Prepare em casa deliciosos bolinhos de aipim. (Foto: Divulgação)
Prepare em casa deliciosos bolinhos de aipim. (Foto: Divulgação)

Receita de bolinho de mandioca

Acompanhe a seguir o passo a passo para fazer o bolinho de mandioca recheado com carne moída:

Ingredientes

Massa
1 kg de mandioca
1 colher (sopa) de margarina
2 gemas
Cheiro verde picado
Sal e pimenta-do-reino para temperar
Ovos
Farinha de rosca
Óleo

Recheio
1 cebola picada
200 g de carne moída
150 g de muçarela ralada
2 dentes de alho amassados
Cheiro verde a gosto
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Como fazer bolinho de mandioca

Modo de Preparo

Bolinho de Mandioca recheado 2

1. Inicie a receita cozinhando a mandioca na panela de pressão, até ela começar a desmanchar.

2. Escorra a água da mandioca e retire todas as fibras grossas. Em seguida, use um garfo para amassar bem (evite usar o processador, pois pode prejudicar o ponto certo da massa). Deixe o aipim amassado descansar um pouco, até esfriar.

3. Em uma tigela grande e funda, coloque a mandioca amassada, a margarina, o cheiro verde, 2 gemas e os demais temperos. Misture bem os ingredientes, até obter uma massa homogênea. Reserve.

4. Chegou o momento de fazer o recheio. Para isso, coloque o azeite em uma panela, junte a carne moída, o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Deixe refogar, até a carne ficar bem sequinha.

5. Quando a carne moída refogada esfriar, adicione a muçarela ralada e misture bem.

6. Para montar, basta passar um pouco de água nas mãos, fazer bolinhas com a massa e colocar o recheio. Feche bem cada bolinho.

7. Em seguida, passe os bolinhos nos ovos batidos e empane com farinha de rosca. Essa etapa é super importante para dar crocância!

8. Frite os bolinhos de aipim em óleo quente (180ºC), até ficarem dourados. Retire-os da fritura e coloque-os no papel toalha, para evitar encharcar.

Dica de chef

Bolinho de Mandioca recheado

O recheio que ensinamos é de carne moída, mas você também pode preparar outras opções, como é o caso da carne seca acebolada, da muçarela, do frango desfiado e do requeijão cremoso. Todas as sugestões são deliciosas!

Viu só como é fácil fazer bolinho de mandioca recheado? Essa receita tem um rendimento de 25 porções e fica pronta em 1h30. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita!

Add to Favourites