Receita de bolo de aipim (mandioca)

Você já ouviu falar do bolo de aipim? Esse doce, muito comum no Nordeste do Brasil, é perfeito para saborear no café da tarde ou em qualquer outro momento do dia. A receita se destaca pela simplicidade e rapidez, portanto, um cozinheiro inexperiente também pode se arriscar.

O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, é um alimento que não pode ficar de fora da culinária brasileira. Ele é usado como protagonista de diversos pratos, incluindo sopas, pães e, é claro, bolos. O bolo de aipim é uma delícia que agrada praticamente todos os paladares e pode ser servido em diferentes ocasiões.

Você pode gostar também:

Bolo de Aipim 2

Bolo de aipim: receita

O bolo de mandioca leva os ingredientes de um bolo tradicional, como leite, ovos, e açúcar. O grande diferencial da receita está na combinação perfeita entre o aipim e o coco, que resulta em uma deliciosa experiência de sabor.


Como fazer bolo de aipim

Confira a seguir o passo a passo para preparar uma receita de bolo de aipim:

Ingredientes

  • 1 e 1/2kg de aipim
  • 5 ovos
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 coco seco
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Bolo de Aipim 1

1. Inicie a receita descascando a mandioca e deixe-a por alguns minutos sob a água corrente.

2. Use um ralador grosso para ralar o aipim. Faça o mesmo com o coco seco.

3. Misture ovos, leite, açúcar e leite de coco ao aipim e coco ralado, em um recipiente fundo. Você pode fazer isso com o auxílio de um liquidificador ou fuê.

4. O último ingrediente que deve ser adicionado é o fermento em pó. Mexa bem todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea.

5. Unte uma assadeira retangular com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa do bolo.

Bolo de Aipim

6. Leve o bolo de aipim ao forno médio (180ºC) pré-aquecido. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Para verificar se a massa está no ponto, realize o teste do palito.

7. Pronto! Agora é só tirar do forno, esperar esfriar, cortar em pedaços e servir.


O bolo de aipim é uma receita rústica, gostosa e que preserva os sabores do campo. O resultado é um doce com massa cremosa e casquinha crocante. Essa receita tem um rendimento de 15 porções e o tempo de preparo não passa de uma hora. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita!

Add to Favourites