A receita de bolo de fubá é simples, prática e deliciosa. Os seus ingredientes são baratos e as etapas do preparo não implicam dificuldades. Essa delícia tradicional, muito comum nas festas juninas, faz sucesso absoluto na mesa dos brasileiros. Ela é uma ótima opção para servir no café da tarde ou mesmo para reunir a família em qualquer momento do dia.

O bolo de fubá é uma receita preparada com farinha de milho moída. Ele tem sua origem na Grécia Antiga, quando era preparado para homenagear os deuses. Durante a Idade Média na Alemanha, a mesma iguaria começou a ser adotada como prato principal das festas infantis. Atualmente, o bolo de fubá é conhecido no mundo todo e tem diferentes versões.

Veja também:

Que tal um bolo de fubá para o café da tarde? (Foto: Divulgação)
Que tal um bolo de fubá para o café da tarde? (Foto: Divulgação)

Receita de Bolo de Fubá

Separamos duas receitas incríveis de bolo de fubá para você. Confira:

Bolo de fubá simples

O bolo de fubá simples é uma receita tradicional que combina perfeitamente com um cafezinho passado na hora. A sua massa fica fofinha, macia e saborosa. Acompanhe a seguir o passo a passo para fazer esse doce:

Ingredientes
1 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
Erva doce a gosto

Modo de preparo:

Use a batedeira para misturar todos os ingredientes. Quando atingir uma massa encorpada, desligue. Unte uma assadeira com manteiga e farinha, depois despeje o bolo de fubá dentro dela. Leve a forno previamente aquecido e deixe assar por 40 minutos.

A receita tradicional deixa a massa fofinha e macia. (Foto: Divulgação)
A receita tradicional deixa a massa fofinha e macia. (Foto: Divulgação)

Bolo de fubá cremoso

Bolo de fubá cremoso. (Foto: Divulgação)
Bolo de fubá cremoso. (Foto: Divulgação)

Além do bolo fofo e macio, o bolo de fubá cremoso também é possível preparar uma receita com a massa cremosa. A iguaria fica com consistência de bombocado graças à presença de queijo parmesão ralado e mais leite. Veja o passo a passo:

Ingredientes
4 xícaras de leite
1 e ½ xícara de fubá
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá de açúcar)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Bata o leite, os ovos, o açúcar e a manteiga no liquidificador por 5 minutos. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e bata novamente, até obter um creme homogêneo. Adicione o fermento em pó por último e mecha bem. Coloque a massa do bolo em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve o bolo ao forno e deixe assar preaquecido e deixe assar por 30 minutos.

Um bolo com consistência de bom-bocado. (Foto: Divulgação)
Um bolo com consistência de bom-bocado. (Foto: Divulgação)

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer o bolo de fubá? Então assista a vídeo:

Dicas para fazer um bolo de fubá perfeito

• Para tornar o bolo de fubá mais saboroso, você pode acrescentar pedaços de goiabada no meio da massa. Também é possível polvilhar açúcar e canela.

• Também existe a possibilidade de fazer uma calda para o seu bolo de fubá. Para prepara-la, você deve misturar 1 vidro de leite de coco, com 200 ml de água e 1 xícara de açúcar. Leve ao fogo por alguns minutos. Depois de despejar a calda sobre o bolo, acrescente coco ralado.

•  Para tornar a receita menos calórica, use leite desnatado e adoçante culinário na receita. Você também pode substituir o queijo ralado por requeijão light.