O bolo de tapioca é uma sobremesa saborosa e bem fácil de preparar. A receita busca a combinação perfeita entre a tapioca granulada, o leite, o leite de coco e outros ingredientes que ajudam a dar consistência à massa.

O farelo utilizado para fazer tapioca nada mais é do que a fécula extraída da mandioca. Esse ingrediente é oriundo da culinária brasileira, com grande popularidade na região Nordeste do país. O que muita gente não sabe é que essa farinha tem grande versatilidade, ou seja, pode ser inserida em várias receitas além da tradicional tapioca.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer um delicioso bolo de tapioca. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um delicioso bolo de tapioca. (Foto: Divulgação)

O bolo de tapioca é uma das opções mais gostosas. Ele é preparado com a goma e por isso adquire uma consistência incrível, que lembra muito o pudim. A massa é macia, cremosa e desmancha na boca a cada mordida.

Receita de bolo de tapioca

Quer aprender a fazer um delicioso bolo de tapioca? Então confira a receita:

Como fazer bolo de tapioca

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de tapioca granulada
1 lata de leite condensado
4 ovos inteiros
200 g de manteiga
1 xícara (chá) de coco ralado seco
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de fermento em pó
200 ml de leite de coco

Modo de preparo

Massa do bolo sendo preparada. (Foto: Divulgação)
Massa do bolo sendo preparada. (Foto: Divulgação)

1. Coloque a manteiga em uma batedeira, juntamente com o leite condensado. Bata até obter uma mistura cremosa.

2. Acrescente as gemas à mistura de manteiga com leite condensado. Bata novamente.

3. O próximo passo é adicionar a farinha de trigo, o leite de coco, a tapioca granulada, o leite, o coco ralado e, por fim, o fermento. Procure obedecer essa ordem, alternando entre ingredientes sólidos e líquidos.

4. Junte as claras batidas em neve à massa do bolo de tapioca. Bata por mais alguns minutos, até obter uma aparência homogênea.

5. Unte uma forma retangular (de preferência com as medidas de 23 x 32cm) com manteiga e farinha. Em seguida, despeje a massa.

6. Leve o bolo de tapioca ao forno médio-alto pré-aquecido. Deixe assar por 35 minutos.

Bolo de tapioca pronto! (Foto: Divulgação)
Bolo de tapioca pronto! (Foto: Divulgação)

7. Ao tirar o bolo do forno, você pode cobri-lo com ½ lata de leite condensado e salpicar coco ralado por cima. Ficará ainda mais gostoso!

Viu só como é fácil fazer bolo de tapioca? Essa receita fica pronta em apenas 45 minutos e tem um rendimento de 30 porções. Esse doce pode ser servido como sobremesa depois do almoço, no lanche da tarde ou em qualquer outra ocasião. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!