Nessa temporada de festas juninas, nada melhor do que preparar um bom-bocado de queijo para servir aos amigos e familiares. Esse doce, típico da culinária brasileira, é muito saboroso, cremoso e agrada diferentes paladares. Leia a matéria e aprenda o passo-a-passo da receita.

O bom-bocado, assim como tantos outros doces caseiros, surgiu no período colonial, graças a influência dos colonizadores portugueses. Esse doce nada mais é do que um bolo cremoso, que desmancha na boca a cada mordida e preserva um toque de queijo no sabor.

Você pode gostar também:

Prepare bom-bocado para toda a sua família. (Foto: Divulgação)
Prepare bom-bocado para toda a sua família. (Foto: Divulgação)

Receita de bom-bocado de queijo

Considerado um bolinho super saboroso, o bom-bocado tem uma massa molinha que preserva a cremosidade. A preparação combina farinha, manteiga, ovo, açúcar, água, ovo e, é claro, o queijo minas. Não há necessidade de incluir fermento na receita.

Veja a seguir uma receita maravilhosa de bom-bocado de queijo:

Esses bolinhos são deliciosos. (Foto: Divulgação)
Esses bolinhos são deliciosos. (Foto: Divulgação)

Como fazer bombocado de queijo

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 6 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100 g de queijo de minas ralado

Modo de preparo

1. Inicie a receita pré-aquecendo o forno a 180 ºC.

2. Junte o açúcar e a água em uma panela. Em seguida, leve os ingredientes em fogo baixo. Mexa até dissolver o açúcar completamente.

3. Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido na água, não mexa mais. Cozinhe bem a mistura, até obter uma calda com “ponto de fio”.

3. Retire a calda de açúcar do fogo e junte os outros ingredientes na panela, ou seja, o queijo ralado, os ovos (batidos) e a manteiga. A farinha deve ser colocada aos poucos e sempre mexendo bem, para não empelotar. O resultado será uma massa líquida e homogênea.

Bom-bocado por dentro. (Foto: Divulgação)
Bom-bocado por dentro. (Foto: Divulgação)

4. Providencie algumas forminhas de empada e unte-as com um pouco de farinha de trigo. Despeje a massa em cada forma, sem exagerar na quantidade.

5. Agora é só colocar os bons-bocados para assar por aproximadamente 20 minutos ou até quando a massa começar a dourar. Caso você esteja em dúvida sobre o ponto da massa, faça o teste do palito: enfie o palito no meio do bom-bocado, se ele sair limpo, está pronto.

6. Pronto! Agora é só esperar os doces ficarem mornos para desenformá-los. Passe uma faca nas laterais de cada forminha e deixe o ar entrar. Isso ajuda a desenformar sem danificar o bom-bocado.

Essa receita de bom-bocado é considerada relativamente fácil, leva apenas 30 minutos para ficar pronta e tem um rendimento médio de 10 porções. Receita do Dia agradece pela sua visita. Bom apetite!