O café brasileiro está entre as bebidas mais consumidas no mundo. Além de ser muito saboroso proporciona energia de sobra para o nosso organismo. Porém ainda tem alguns mitos e verdades sobre o café que vamos esclarecer aqui, como por exemplo: Café faz mal para os rins?

Café faz mal para os rins? Respostas (Foto: Divulgação)

Importância dos rins

Os rins são de suma importância para o nosso organismo, pois eles são responsáveis pela expulsão das toxinas no nosso organismo, além de controlar os níveis de água, de sais e ureia, também regula a pressão arterial, entre outros. Em suma, os rins são de vital importância para o organismo, sem eles os seres humanos não vivem. Veja aqui se o café faz mal para os rins.

Café faz mal para os rins? Respostas (Foto: Divulgação)

Café faz mal para os rins?

Após ficar por dentro de todas as funções sobre os rins você já sabe da importância de cuidar deles para que permaneçam saudáveis, não é verdade? Entre os cuidados especiais está incluso a importância de não ingerir substâncias que possam prejudica-los. Por isso é importante saber o que pode afetar o funcionamento dos rins e até mesmo prejudica-los. Entre todas as bebidas a mais consumida é o café, mas será que ele faz mal mesmo para o organismo? Confira:

Café faz mal para os rins? Respostas (Foto: Divulgação)

O café e os rins

O café é uma bebida muito apreciada, dizem que os melhores grão são fabricados aqui no Brasil e depois são exportados para todo o mundo. O café, na realidade, tem no organismo humano a função diurética fazendo com que os rins funcionem com mais frequência eliminando as toxinas do organismo. Dessa forma a pessoa passa a ter que ir ao banheiro com mais frequência para urinar. Esse processo ocorre por conta da interferência da cafeína é absorvida pelo sangue. Portanto as pessoas que possuem o funcionamento dos rins de forma saudável podem ingerir café sem problemas, ele não faz mal.

Café faz mal para os rins? Respostas (Foto: Divulgação)

Quando o café faz mal para os rins

O café faz mal para os rins quando a pessoa já possui algum tipo de problema, como por exemplo, insuficiência renal. Porém a ingestão da bebida a longo prazo faz mal, se consumida moderadamente não é prejudicial. Pessoas que possuem cálculos renais não devem tomar café, pois a bebida é rica em oxalatos, que são os componentes dos cálculos renais. Segundo pesquisa realizada no ano de 2004 nos Estados Unidos, uma pessoa que possui histórico de cálculos renais e que ingere dois copos de café diariamente apresenta níveis elevados de cálcio na urina. A pessoa que ingere mais de dois copos por dia de café corre maior risco de formação de cálculo renal, uma vez que eles são formados pela desidratação.

Segundo estudos com vários pacientes adultos foi conclusivo que pessoas que ingerem pelo menos dois copos de café por dia tem menos probabilidade de desenvolver câncer nos rins. É preciso informar que o consumo excessivo de café faz mal para os rins e para todo o organismo, portanto beba café de forma saudável e não encontrará nenhum problema, só benefícios.

Salvar

Salvar