Aprenda a fazer cajuzinho de chocolate, uma receita que faz muito sucesso nas festas de aniversário. Além de ser muito saboroso, esse doce pode ser preparado com facilidade em casa, inclusive por cozinheiros de primeira viagem.

O cajuzinho é uma das delícias da culinária brasileira, sendo bastante popular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ele recebeu esse nome porque é enrolado e moldado na forma de um caju. No Norte e Nordeste, o docinho também é famoso, só que a preparação valoriza a polpa do próprio caju, por isso o sabor é bem diferente.

Aprenda a fazer deliciosos cajuzinhos de chocolate. (Foto Ilustrativa)
Aprenda a fazer deliciosos cajuzinhos de chocolate. (Foto Ilustrativa)

A receita tradicional leva amendoim torrado, leite condensado e manteiga na massa. Depois, os doces são envolvidos em açúcar cristal e decorados com uma castanha na base, imitando ainda mais a aparência da fruta inspiradora.

Receita de cajuzinho de chocolate

Desde quando o cajuzinho se tornou popular no Brasil, muitas variações da receita foram criadas, como é o caso daquela que leva chocolate. Esse doce é ótimo para substituir parte dos brigadeiros na festa. Veja a receita:

Como fazer cajuzinho de chocolate

Cajuzinho de chocolate 2

1. Coloque os amendoins para torrar no forno. Assim que estiver no ponto, espere esfriar e remova a pele.

2. Adicione os amendoins ao liquidificador e triture, até formar uma farofa. Reserve.

3. Bata as claras em neve na batedeira. Reserve.

4. Em uma tigela grande, junte a farofa de amendoim com a clara em neve, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem, até obter uma massa homogênea e consistente.

5. Coloque um pouco de manteiga nas mãos e comece a modelar os doces, procurando imitar o formato de um caju.

6. Passe os doces no açúcar cristal ou refinado. Decore com amendoins ou castanhas-de-caju.

7. Pronto! Agora é só colocar nas forminhas de papel e servir.

Dica: ao invés de usar clara de ovo e açúcar, muitas receitas utilizam apenas o leite condensado, o chocolate em pó e o amendoim, como se estivesse preparando o legítimo brigadeiro. Se você achar mais fácil, pode experimentar!

Prepare o cajuzinho de chocolate em casa e torne a festa infantil muito mais saborosa. O rendimento da receita é de 40 porções e o tempo de preparo não passa de 30 minutos. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.

Add to Favourites