Você já ouviu falar da canjiquinha brasileira? Esse prato faz muito sucesso em todo país, com o seu sabor gostoso e marcante. A iguaria, típica do estado de Minas Gerais, combina milho triturado com carne de porco e temperos caseiros.

A canjiquinha costuma ser preparada nas festas juninas, afinal, ela tem o milho como um dos seus principais ingredientes. O prato também combina com a época dos festejos juninos por causa do clima, afinal, ele é bem quentinho e promete manter o corpo aquecido nas noites frias de junho.

Você pode gostar também:

A canjiquinha é um prato da culinária mineira. (Foto: Divulgação)
A canjiquinha é um prato da culinária mineira. (Foto: Divulgação)

Receita de canjiquinha brasileira

Confira a seguir como fazer canjiquinha brasileira:

Ingredientes:

250 gramas de canjiquinha
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
6 colheres de sopa de óleo
½ quilo de costelinha cortada em cubo
150 gramas de bacon picado
Pimenta e sal a gosto
Cebolinha a gosto
Salsa a gosto
1 cebola picada

Modo de Preparo

Canjiquinha com costelinha de porco. (Foto: Divulgação)
Canjiquinha com costelinha de porco. (Foto: Divulgação)

Como fazer canjiquinha

1. O primeiro passo para preparar uma canjiquinha deliciosa é temperar a costelinha de porco. Para fazer isso, coloque um pouco de sal e pimenta na carne. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos (assim o tempero incorpora com mais facilidade).

2. Coloque a canjiquinha em uma panela, junto com três colheres de óleo. Depois, cubra com água (é importante que o recipiente tenha dois dedos de água acima do milho triturado). Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Nessa etapa de cozimento, você pode acrescentar um pouco de pimenta para deixar o prato ainda mais saboroso.

3. Após 10 minutos, a canjiquinha vai começar a dourar. Então, acrescente mais um pouco de água e aguarde o término do cozimento.

4. Na mesma panela da canjiquinha, adicione o bacon cortado em pedaços pequenos e deixe-o refogar. Em seguida, acrescente o alho e a cebola. Feito isso, junte a polpa de tomate.

A receita é perfeita para festa junina. (Foto: Divulgação)
A receita é perfeita para festa junina. (Foto: Divulgação)

5. Em uma única panela, junte a canjiquinha com a costelinha. Adicione uma xícara de água e deixe cozinhar por alguns minutos. Essa etapa é muito importante para o sabor apurar.

6. Experimente a canjiquinha mineira para ver se o tempero está bom. Se achar necessário, coloque um pouco mais de sal e pimenta. Mexa bem.

7. Pronto! Agora é só colocar essa iguaria em uma vasilha e servi-la com cebolinha e salsinha.

Viu só como é fácil preparar a canjiquinha brasileira? Essa receita popular da culinária mineira tem a vantagem de ser rápida e levar poucos ingredientes. Caso você não goste muito da costelinha suína, você pode substituir esse corte por lombo, linguiça, frango ou carne bovina. Receita do dia agradece a sua visita. Bom apetite!