Chá de Noz Moscada: Originada do fruto da moscadeira, a noz moscada é composta por gorduras e óleos essenciais, sendo mais conhecida por seu uso como condimento, estando presente em diversas receitas. E não apenas como tempero, a infusão preparada a partir de seu fruto também é bastante popular, e tal como a maioria dos chás, também rende benefícios em seu uso.

Benefícios da noz moscada

Chá-de-noz-moscada-001

Pela presença de óleos essenciais em sua composição, especiaria é repleta de relatos de benefícios que incluem leve efeito sedativo e ansiolítico, melhora da circulação sanguínea, relaxamento da musculatura, efeito antioxidante, digestivo, e também pela presença de minerais essenciais como manganês e cobre.

Benefícios do chá de noz moscada

Chá-de-noz-moscada-002

Na prática, o chá de noz moscada serve para tratar diversos incômodos como cólicas estomacais e intestinais, asma, arrotos, flatulência, soluços, dores reumáticas e inflamações. A infusão ainda é conhecida por atuar contra a insônia, dores de dentes e na melhora da digestão como um todo. Também há relatos de que o chá pode atuar como afrodisíaco e estimulante.

Contra-indicações do chá de noz moscada:

Chá-de-noz-moscada-003

Vale lembrar que a infusão não deve ser consumida por gestantes, lactantes e crianças menores de 2 de idade. Não existe quantidade considerada segura para consumo por qualquer um desses grupos.

Uso excessivo da noz moscada

É preciso levar em consideração ainda que o consumo excessivo da noz moscada pode gerar diversos efeitos colaterais. Embora dificilmente o consumo do chá possa alcançar a quantia considerada excessiva – 5g de pó ou uma noz inteira – o excesso pode causar intoxicação, alucinação, náusea, palpitações, tonturas e até mesmo o coma, em casos mais graves.

No caso do chá, embora a quantidade de noz moscada não alcance a quantidade considerada limite, a indicação é consumir o chá somente uma vez ao dia, conforme descrito na receita abaixo.


Receita do chá de noz moscada

Para preparar o chá e aproveitar os benefícios você precisará fazer o seguinte:

  • ½ noz moscada
  • 1 litro de água
  • Mel para adoçar.

Rale a noz moscada antes de começar o preparo do chá. Essa é uma forma de aproveitar melhor os benefícios que o ingrediente pode oferecer.

Ferva a água, apague o fogo e acrescente a noz moscada ralada. Deixe a mistura da água e da noz moscada descansar por aproximadamente três minutos, depois use uma peneira bem fina e coe.

A indicação é tomar 1 xícara do chá pela manhã ou pela noite, antes de dormir caso a ideia seja tratar casos de insônia.

Add to Favourites