A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é um mal que afeta milhares de pessoas. Trata-se de um distúrbio que altera o funcionamento do intestino, criando uma dificuldade para evacuar. Se você está sofrendo desse problema, saiba que o chá laxante natural pode ser a solução perfeita.

Considerada o pesadelo de muitas pessoas, a prisão de ventre tem sintomas típicos, como inchaço abdominal, mal-estar, desconforto e número reduzido de evacuações. Há quem prefira tratar o problema com remédios específicos, mas nem sempre isso é saudável para o organismo. Na verdade, o paciente deve mudar o seu estilo de vida, adotar uma dieta saudável e apostar em algumas infusões.

Existem chás que agem contra a prisão de ventre.
Existem chás que agem contra a prisão de ventre.

O chá laxante natural nada mais é do que uma bebida que estimula o trânsito intestinal, resolvendo dessa forma o problema de intestino preso. Como são utilizados apenas ingredientes “in natura” na infusão, ela não agride a flora intestinal como os demais medicamentos laxantes.

Receitas de chá laxante

Existem vários chás com poderes laxantes, que prometem melhorar muito o funcionamento do seu intestino. Confira a seguir três receitas para você preparar em casa:


Chá de gengibre

Chá de gengibre.
Chá de gengibre.

Pouca gente sabe, mas o gengibre possui propriedades que melhoram a digestão e estimula os movimentos na região do intestino. Para que essa infusão tenha bons resultados, ela deve ser combinada a uma dieta rica em alimentos com fibras, como cereais e frutas. Confira a receita:

Ingredientes

– 1 colher (de sopa) de gengibre

– 1 litro de água

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a água e o gengibre. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Abafe o chá com uma tampa e espere amornar. É recomendado tomar 3 xícaras por dia.


Chá de sene

O sene é uma planta medicinal que ajuda a soltar o intestino, facilitando dessa forma a evacuação. No entanto, ele é contraindicado para menores de 14 anos, mulheres no período menstrual e gestantes. Veja a seguir como fazer a infusão:

Ingredientes

– 200 ml de água

– 1 colher (chá) de sene seca

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela, juntamente com a planta medicinal. Deixe ferver por 5 minutos. Tampe o recipiente e deixe a mistura “abafada” por 15 minutos. Coe antes de ingerir.


Chá de cáscara-sagrada

Chá de cáscara-sagrada.
Chá de cáscara-sagrada.

A cáscara-sagrada é uma grande aliada contra a prisão de ventre. Ela melhora o funcionamento do intestino e também atua contra hemorroidas e fluxo menstrual desregulado. Veja a seguir como fazer o chá com essa planta:

Ingredientes

– 25 gramas de cascas de cáscara-sagrada

– 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Ferva as cascas da planta com a água em uma panela. Abafe com a tampa por alguns minutos. Depois, coe e beba.

Escolha uma das receitas de chá laxante natural contra prisão de ventre e prepare em sua casa. Se o problema intestinal persistir, procure um médico para realizar um tratamento mais adequado.

Receita do Dia agradece pela sua visita.

Add to Favourites