Como escolher a panela ideal: Toda pessoa que cozinha é adepto a uma boa panela, não é verdade? Porém são tantos tipos de panelas que fica difícil saber qual é a mais adequada para fazer pratos especiais. Tem panela de vidro, de inox, de barro, de ferro, de pedra, entre outras, o problema é escolher a panela ideal. Para ajudar você selecionamos alguns tipos de panelas. Confira:

Como escolher a panela ideal: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada

Como escolher a panela ideal: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada

Conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Vantagens e desvantagens das panelas

Existem inúmeros tipos de panelas, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Confira algumas delas abaixo:

Panela Teflon: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela Teflon

Essa panela é ideal para quem não quer usar óleo no preparo dos alimentos, pois ela não gruda, pois é antiaderente. Para manusear os alimentos dentro da panela é importante usar colheres de silicone, caso comece a descascar é preciso substituir a panela o mais rápido possível para não contaminar os alimentos. As panelas devem ser usada com fogo baixo para evitar que os resíduos da panela se soltem.

Panela de barro: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Barro

Esse tipo de panela é perfeita para o preparo de sopas e caldos, pois conserva o calor por muito mais tempo, porém é mais difícil de limpar por apresentar uma superfície porosa. A panela de barro não faz mal para a saúde das pessoas.

Panela de cerâmica: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Cerâmica

As panelas de cerâmicas são atóxicas e de fácil limpeza, essa panela mantém a caloria por mais tempo, por isso é indicada para cozinhar alimentos por mais tempo. é preciso averiguar se a panela tem selo que indica que é atóxica, que não vai soltar resíduos, pois algumas podem ser antiaderente.

Como escolher a panela ideal: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Alumínio

A panela de alumínio não é prejudicial à saúde, porém é preciso tomar certos cuidados na hora de preparar alimentos muito ácidos, como molhos e vinagrete, pois podem ser contaminados por alumínio. Especialistas afirmam que a dissolução de alumínio nos alimentos é menor que 3% do limite que ´´e admissível para o organismo sem fazer mal.

Como escolher a panela ideal: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Inox

A panela de inox, ao contrário do que as pessoas pensam, não é a melhor para a saúde, pois ela libera pequenas quantidades de níquel para os alimentos. Portanto é preciso evitar o cozimento de alimentos que são ricos em enxofre, como por exemplo, a cebola, o repolho, a couve-flor, o brócolis, uma vez que eles aumentam a contaminação com níquel. Elas não são ideais para fazer frituras, pois aumentam a contaminação por níquel.

Como escolher a panela ideal: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Ferro

A única desvantagem da panela de ferro é o peso, pois ela é indicada para o preparo de todos os alimentos, especialmente para pessoas que apresentam deficiência de ferro no organismo. A panela de ferro libera o mineral nos alimentos.

Panela de titânio: conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada (Foto: Divulgação)

Panela de Titânio

Essa é uma das panelas mais indicadas, pois não é tóxica, nem oferece risco de contaminação. A panela de titânio é indicada para o preparo de todos os alimentos, inclusive para frituras e grelhados, se for bem conservada a panela de Titânio pode durar por toda a vida.

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem as informações. Veja mais dicas na nossa página inicial Receita do Dia.