Como fazer arroz integral molinho e soltinho: O arroz é um dos alimentos principais das refeições dos brasileiros. Está presente no almoço e no jantar da maioria e possui uma série de nutrientes importantíssimos para nossa saúde. Ele é uma das principais fontes de carboidrato, mas também pode ser calórico se você não souber escolher bem ou consumir demais.

Como fazer arroz integral molinho e soltinho

O arroz integral é o mais indicado para quem quer levar uma vida mais saudável e menos calórica, e você encontra uma centena de marcas no mercado para escolher aquela que mais te agradar. Muitas pessoas não conseguem deixar o arroz bem soltinho e molhinho ao mesmo tempo, e hoje nós te ensinaremos como isso é possível.

Como fazer arroz integral molinho e soltinho

Informações Nutricionais do Arroz Integral

Antes de partir para a receita é fundamental que você saiba o que está consumindo, por isso sempre deve dar uma olhada na tabela nutricional presente na embalagem do arroz integral e de todos os outros alimentos. O grão do arroz integral é muito nutritivo e o seu consumo é capaz de suprir várias necessidades nutricionais.

Cerca de 100 gramas de arroz integral cozido têm 124 calorias, 25,8 gramas de carboidratos, 2,6 gramas de proteínas, 1 grama de lipídios, 2,7 gramas de fibras, 5 mg de cálcio, 59 mg de magnésio, 106 mg de fósforo e 75 mg de potássio.

Como fazer arroz integral molinho e soltinho

Como preparar um arroz soltinho e macio

Agora vamos às dicas para você preparar um arroz integral delicioso soltinho e macio. Você pode escolher o arroz integral que desejar no mercado; a primeira dica é que vá testando até achar um que lhe agrade o sabor.

Para fazer um arroz delicioso você deve deixar os grãos de molho já na noite anterior. Essa tática fará com que o grão fique macio e o cozimento acontecerá de forma mais rápida. Dessa forma você também consegue manter todos os nutrientes do arroz. Portanto, deixe o arroz de molho de um dia para outro, obedecendo a regra de 2 xícaras de água para cada xícara de arroz. Você ainda pode adicionar duas colheres de vinagre ou suco de limão.

Como fazer arroz integral molinho e soltinho (Foto: Divulgação)

Preparando o arroz solto e molinho

Quando você for preparar o arroz no dia seguinte, está liberado acrescentar cebola ou alho picados, de acordo com sua preferência. Tempere como quiser, mas nada de fritar o arroz, pois isso o tornará mais calórico. A dica é você ir refogando a cebola ou alho com um pouco de água ao invés do óleo ou azeite. Em seguida coloque o arroz e o sal.

Como fazer arroz integral molinho e soltinho
Como fazer arroz integral molinho e soltinho

Logo depois você já poderá acrescentar a água. A quantidade de xícaras de água irá depender da quantidade de xícaras de arroz; a dica é que você faça como é acostumada ou, para uma xícara de arroz, três xícaras de água. Quando a água estiver secando, vá provando o grão até ele chegar no ponto correto desejado. Se ele ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água e deixe cozinhando. A dica é não exagerar na água para que ele não fique empapado.