Como fazer pinhão na chapa: Você já pensou em preparar uma receita deliciosa para uma tarde fria? O pinhão na chapa é uma receita típica da serra catarinense, feita principalmente nas épocas mais frias. Para prepara-la você precisará de pouquíssimos ingredientes, além de gastar pouco tempo. O pinhão também pode trazer alguns benefícios para a saúde quando consumido com certa frequência, como você poderá ver hoje.

Como fazer pinhão na chapa?

A seguir, aprenda a fazer pinhão na chapa

Como fazer pinhão na chapa? (Foto: Divulgação)

Como fazer pinhão na chapa

Para fazer pinhão na chapa você precisará de pinhões graúdos. Tais ingredientes podem ser encontrados somente no inverno. Os pinhões podem ser assados diretamente na chapa do seu fogão à lenha, sendo deixados ali por cerca de 30 minutos. Quando eles estiverem com uma casca escura, você deverá abrir e comer.

Você também pode preparar os pinhões em uma panela de pressão, caso não possua fogão à lenha.

Como fazer pinhão na chapa? (Foto: Divulgação)

Como fazer pinhão na frigideira

Caso você prefira, também é possível preparar o pinhão em uma frigideira, no entanto essa receita não é recomendada para pessoas que estão querendo perder peso. Para essa receita você pode usar a quantia de pinhões que desejar.

Você deve lavar o pinhão em água corrente, depois colocá-lo em uma frigideira com tampa e colocar no fogo baixo. Você deve mexer de vez em quando, mas sem tirar a tampa da panela. Assim que a casca começar a ficar queimada, retire do fogo. Espere esfriar e comece a quebrar, pressionando o pinhão com a palma da sua mão em um local duro.

Conheça os benefícios do pinhão para a saúde

Você sabia que se for consumido em uma quantidade regulada, o pinhão pode fornecer ótimos benefícios para a saúde? Ele pode contribuir para a perda de peso devido a presença de ácido pinoleico em sua composição que é capaz de entregar um ótimo inibidor de apetite. Além disso, esse ácido ajuda a liberar dois hormônios que agem como supressores da fome.

O pinhão também é um ótimo amigo do nosso sistema cardiovascular, pois contribui para melhorar a circulação e a manter o coração saudável. O pinhão possui boa quantidade de gordura monoinsaturada, o que acaba contribuindo para níveis de colesterol mais baixos, além de também promover menos riscos de ataques cardíacos. Para completar, o pinhão é recheado de vitamina E, vitamina K e outras substâncias como manganês, ferro e cobre.

Pinhão contra o envelhecimento e para a saúde dos olhos

O pinhão é uma rica fonte de antioxidante, substância que é conhecida por combater os radicais livres e assim acabar retardando o processo de envelhecimento, já que os radicais estimulam o envelhecimento precoce. Os antioxidantes presentes no pinhão também ajudam a diminuir o risco de doenças.

Um dos antioxidantes presente no pinhão é a luteína que age diretamente na prevenção de doenças oculares, como a catarata. A vitamina A que está em sua fórmula também é eficaz contra esses problemas, fazendo do pinhão ideal para quem deseja melhorar a saúde ocular. Consuma no máximo duas vezes por semana.

Curtiu as dicas? Veja mais receitas e dicas interessantes na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.