Como identificar se a carne está ou não estragada: Você sabia que os milhares de casos de intoxicação que aparecem todos os anos, nos hospitais são provocados pela salmonela e pelo E. coli? Esse tipo de contaminação ocorre por conta da ingestão de carnes mal conservadas. As chances de a doença ser contraída aumenta consideravelmente, quando a carne está velha. Se você souber conhecer quando a carne não é nova é um grande passo para evitar esses problemas.

Como identificar se a carne está ou não estragada

Como identificar se a carne está ou não estragada

Veja alguns passos para identificar as carnes

Como você as já sabe o consumo de carnes velhas e mal conservadas pode trazer inúmeros problemas ao organismo, veja algumas dicas para poder conhecer as carnes se estão em condições de consumo.

Como identificar se a carne está ou não estragada (Foto: Divulgação)

1º passo – Data de Validade

Veja na embalagem a data de validade da carne, quando ela foi embalada e quando vence. Caso esteja vencida, não compre, mesmo que o preço seja convidativo. Caso não esteja legível o número do lote e o dia de vencimento da carne, não compre;

Como identificar se a carne está ou não estragada (Foto: Divulgação)

2º passo – Cor da Carne

Veja a cor da carne, pois ela nem precisa estar fora do prazo de validade para apresentar um aspecto duvidoso. Como por exemplo, as carnes de galinha podem variar a coloração, desde um tom branco azulado até puxar por um amarelo. A carne de porco, por exemplo, quando está em boas condições deve conter a cor cinza rosado, isso crua. Outra característica da carne de gado que as pessoas associam como carne saudável é aquela cor avermelhada, porém ela está assim pela exposição ao ar, quando picada e mantida em uma embalagem à vácuo a cor deve ser vermelho púrpura. Quanto mais velho for o animal, mais escura é a cor da carne.

Como identificar se a carne está ou não estragada

3º passo – Odor da carne

Para saber se a carne está nova é importante sentir o odor, qualquer tipo de carne, pode ser de frango, suína ou de gado e apresentar cheiro azedo, de mofo ou algo que seja desagradável, não compre, pois ela está começando a estragar. Nesse caso foi adicionado a carne monóxido de carbono para manter a cor avermelhada. A carne de aves é pior ainda, quando está passada o cheiro é muito desagradável. Portanto se sentir algum tipo de odor desagradável nas carnes não compre.

Como identificar se a carne está ou não estragada (Foto: Divulgação)

4º passo – Inspecione a carne

Veja se a carne tem aspecto viscoso, isso significa que as bactérias já estão se multiplicando sobre a mesma. Se aparecer cores esverdeadas é um indicativo que os fungos já estão aparecendo. Vale advertir, que mesmo depois de verificar se a carne está em bom estado o método de conservação deve ser bem feito para evitar que se contamine por fungos e bactérias.

Espero que as nossa dicas possam ajudar você a comprar melhor as carnes sabendo identificar o estados que as mesmas se encontram para evitar contaminações e problemas futuros. O consumo de carne é indispensável ao organismo humano, mas consuma carnes de boa qualidade e em excelente estado de conservação.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.