Como saber se a melancia está madura: A melancia é uma fruta deliciosa que pode fazer parte dos seus lanches no dia a dia. Ela possui muitos benefícios para a saúde, como auxilia na perda de peso e entrega ao corpo nutrientes essenciais. Ao comprar uma melancia no supermercado você já pode ter se deparado com uma fruta muito aguada; isso é sinal de que ela não estava realmente madura e nem própria para o consumo.

Isso já aconteceu com centenas de pessoas e nós sabemos o quanto pode ser incômodo. Por isso, trazemos hoje algumas dicas e truques para você sempre trazer para casa uma melancia madura e doce.

Como saber se a melancia está madura – Dicas para a melancia doce

Como saber se a melancia está madura (Foto: Divulgação)

Dê preferência às manchas amarelas

Você já reparou que a base das melancias possui manchas amareladas? Isso acontece porque essa parte da fruta foi a que cresceu tendo contato com o chão, então acaba adquirindo esse tom.

Muitas pessoas podem achar que as manchas amarelas devem ser evitadas, mas é totalmente o contrário. Quanto mais amarelada for a parte amarela, mais madura está a fruta.

Diferenças de uma melancia aguada para uma doce

Existe gosto para tudo, por isso é fundamental que você saiba identificar quando uma melancia é mais aguada e quando ela é mais doce. Primeiro você deve entender que os agricultores costumam diferenciar as melancias, chamando-as de macho e fêmea. A melancia mais alongada é o macho e tende a ser mais aguada; enquanto a melancia mais arredondada é a fêmea e sempre é mais doce.

Com esse conhecimento você pode analisar várias melancias no mercado e comprar àquela que tiver o sabor que você preferir.

Como saber se a melancia está madura (Foto: Divulgação)

Analisando o peso e volume

Outros fatores que devem ser analisados na hora de escolher a melancia ideal são o peso e o volume. Se você prefere uma melancia doce, saiba que ela não deve ser pequena ou grande demais. Além disso, a melancia sempre deve ter o peso esperado para o seu tamanho.

Peça ajuda do atendente para pesá-la antes de definir qual será levada para casa.

Marcas na fruta

As melancias possuem algumas marcas que também podem ser chamadas de estrias. Elas geralmente tendem a ficar em alto relevo e significam que a melancia é doce. O real significado das manchas é que as abelhas tiveram contato com a melancia durante e polinização, por isso elas são mais doces.

Quanto mais “estrias”, mais doce será a melancia.

Como saber se a melancia está madura

Quando é a hora de colher a melancia?

Caso você tenha plantado a melancia em sua casa e queira saber o momento certo de colher, é preciso também seguir alguns cuidados. A melancia está pronta para a colheita entre 28 e 45 dias após a fecundação das flores. É claro que o período pode variar de acordo com o clima, a região do plantio e diversos outros fatores. Por exemplo, no Nordeste isso significa que ela pode ser colhida a partir dos dois meses após o plantio.

Sempre avalie as condições do local onde você irá plantar e se possível, fale com um profissional no assunto.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar