Como tirar filé de peixe: Se você é dessas pessoas que ama comer peixe, ainda mais se é fresquinho, mas não gosta de sentir as espinhas, então você está lendo o post certo. Aqui vamos dar dicas para você tirar filé de peixe e comer sem sentir as espinhas, você vai ver como é fácil. Continue lendo o artigo e veja.

Como tirar filé de peixe (Foto: Divulgação)

Tipos de peixes para tirar filé

Conhecer os tipos de peixes é fundamental para poder tirar um filé e eliminar as espinhas. Quando falo isso é porque tem peixes, como a traíra, que possui muitas espinhas, inclusive na carne e para poder degusta-la sem se preocupar com as espinhas a melhor coisa é tirar file. Existem milhares de tipos de peixes que podem ser consumidos e tirado filé, o bagre, por exemplo é um tipo de peixe delicioso que possui pele, no lugar de escamas e o filé dele é delicioso, só tem espinhas no espinhaço.

A tainha, a tilápia o linguado, o peixe anjo, enfim, são tantos que você nem imagina. Mas o mais interessante é que a forma de tirar filé acaba sendo a mesma para todos os tipos de peixes. Portanto o que diferencia é que alguns é preciso retalhar o filé para que as espinhas se desmanchem e você possa consumir sem senti-las.

Como tirar filé de peixe

Como tirar filé de peixe passo a passo

Se você gosta de comprar o peixe inteiro, que além de ser mais barato, também dá para saber se o mesmo está fresquinho, veja aqui o passo a passo para tirar filé e consumir o peixe com muito mais satisfação. Veja:

1º passo – Peque o peixe que você tem em mãos, já limpo sem escamas e as vísceras, lave bem;

2º passo – Coloque o peixe sobre uma tábua, com a barriga já aberta, virada para baixo;

3º passo – Pegue uma faca, bem afiada, e comece cortando as barbatanas do peixe, elas estão no dorso e nas laterais da barriga;

4º passo – Depois de ter removido as barbatanas remova a cabeça do peixe, com cuidado para não se cortar;

5º passo – Com a faca bem afiada faça um corte na parte de cima do peixe, que vai da cabeça até o rabo;

6º passo – Com a pontinha da faca vá deslizando rente ao espinhaço separando a carne das espinhas. Faça isso até chegar no rabo do peixe e desprender toda a carne;

7º passo – Repita a operação do outro lado do peixe até remover toda a carne e ficar só o espinhaço com as espinhas.

No começo você vai deixar um pouco de carne no espinhaço do peixe, mas é normal até pegar prática. Depois é só temperar e fazer do seu jeito preferido.

Como tirar filé de peixe (Foto: Divulgação)

Filé de Traira

O filé de traira deve ser tirado do mesmo jeito, o que muda é a forma de prepara-lo, você vai ver que a carne está cheia de espinhas, para poder consumir o filé é preciso retalhar, isso mesmo, fazer cortes bem fininhos, um ao lado do outro, no sentido do rabo para a cabeça. Ao passar a faca você vai ouvir os estalinhos das espinhas sendo cortadas. Faça isso até o final do filé, está pronto para consumir fritinho é muito saboroso.

Como tirar filé de traíra passo a passo – Vídeo

Espero que tenha ajudado você a entender melhor como tirar filé de peixe. Se o artigo foi útil, deixe seu comentário. Curtiu as dicas de como tirar filé de peixe? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.