Dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso: O café é uma das bebidas mais adoradas em todo o mundo; muito saborosa, pode acompanhar uma boa refeição e ainda traz inúmeros benefícios para a saúde. A cafeína pode ser um ótimo estimulante para o metabolismo, pode conceder mais energia, prevenir doenças e contribuir para uma vida mais saudável.

Confira as dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso

Fazer o café do dia a dia pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas, que encontram dificuldade para fazer um café delicioso. Para isso não ocorrer mais, veja a seguir dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso.

Dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso

Limpe o local de armazenamento do café

A garrafa de café ou o local onde você o armazena deve ser limpo com frequência. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não o fazem e isso realmente pode significar uma diferença no sabor da sua bebida. É indicado higienizar sempre que possível a garrafa ou recipiente, tanto para eliminar os germes quanto para permitir que seu café fique mais gostoso.

Dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso

Armazene corretamente o café

O modo como você armazena o seu café também pode interferir no seu sabor. Por exemplo, você deve evitar guardar o café em pó na geladeira ou freezer, pois ele pode perder parte do seu aroma.

Se você usa grãos, é indicado moê-los na hora de ingerir e depois guardar o restante em um plástico hermeticamente fechado em um local seguro e fresco.

Escolha um método de preparo

Se você prefere o método tradicional de coar, deve-se assegurar de manter uma temperatura ideal, ou seja, entre 93 e 98ºC. É indicado desligar o fogo assim que a água começar a ferver, mas é fundamental garantir que a água ferveu.

Dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso (Foto: Divulgação)

Água mineral ou filtrada?

Você sabia que até mesmo a água pode interferir no sabor de sua bebida? A água para fazer o café não deve vir da torneira, pois o cloro presente pode destruir vários elementos do café, acabando com o seu aroma. Por isso, sempre que possível, dê preferência à água filtrada.

Na escolha de um bom pó de café

Na hora de escolher o pó do café, você deve avaliar alguns fatores, como a marca, o tipo de café, a embalagem e o meio de armazenamento. O indicado é você sempre escolher uma marca que contenham o selo da ABIC, que indica pureza e qualidade. Há centenas de tipos de café, como suave, tradicional, forte, orgânica, da fazenda, gourmet, entre outros; você deve escolher aquele que preferir, por isso sempre é bom testar novos sabores até encontrar o seu preferido.

Dicas para o seu cafezinho ficar mais gostoso (Foto: Divulgação)

Você também deve observar a embalagem do café: aqueles embalados a vácuo tendem a conservar melhor o aroma e o sabor. Depois de comprar e usar o pó, você deve guarda-lo em um recipiente de metal, bem fechado e colocá-lo em um local arejado e fresco.

Cuidado na quantidade de café

Também é preciso saber não exagerar na quantia de café. Você deve tentar manter um equilíbrio entre a água e o pó, para que o café não fique fraco ou forte demais. Você deve usar de 5 a 6 colheres de sopa para um litro de água.

Curtiu as dicas? Veja mais receitas e dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar