Diferenças entre charque, carne de sol e carne-seca: Quem nunca ouviu falar em carne seca? Existem milhares de pratos deliciosos que são feitos com ela. Porém existem outros tipos de conservação de carne que são muito conhecidos como, carne de sol e charque. Essa é uma maneira muito primitiva usada para conservar a carne boa para consumo, por muito tempo. Além de a carne ser saudável ela se torna muito deliciosa proporcionando um sabor peculiar no preparo de alimentos.

Diferenças entre charque, carne de sol e carne-seca

Quer saber a diferença entre cada uma delas? Veja no artigo abaixo:

Diferenças entre charque, carne de sol e carne-seca
Diferenças entre charque

Charque como é feito

O Charque, conhecido no Rio Grande do Sul no preparo de pratos como, por exemplo, o Carreteiro de Charque, se diferencia dos outros tipos de carnes por conta da quantidade de sal que leva para sua curação o que faz com que mude a textura e o sabor da mesma. Para fazer o charque é preciso um pedaço de carne com uma manta de gordura, a carne é cortada em tiras finas para auxiliar na desidratação, logo em seguida é acrescentado muito sal fino, sobre a carne envolvendo todo o pedaço que será desidratado por conta da quantidade de sal e iodo, por um longo tempo. depois a carne é levada para a ser feita a secagem, pelo tempo de 10 dias em uma estufa.

Diferenças entre charque, carne de sol e carne-seca (Foto: Divulgação)

Carne de sol como é feita

A carne de sol também é feita por um processo de curação é muito tradicional no Nordeste do país ela é feita da maneira mais artesanal que as outras. A carne de sol é feita de carne de cabra, colocam uma camada de sal fino sobre a carne e depois é deixada em um local com bastante ventilação e aberto para que seque aos poucos. A carne não é mais colocada ao sol para secar, como faziam os antigos, o novo processo de secagem permite uma carne mais úmida, porém com prazo menor de validade. Esse tipo de carne não precisa mais passar por um processo de dessalga ou de hidratação para ser consumida.

Diferenças entre charque, carne de sol e carne-seca (Foto: Divulgação)

Carne Seca como é feita

A carne seca é feita de dois tipos de carnes bovinas, pode ser de contrafilé ou de alcatra. As carnes são esticadas em mantas e colocadas ao relento logo ao amanhecer e deixadas ali até que percam pelo menos, 50% do líquido. Como a carne seca fica mais tempo em exposição ao sol e por ter muito mais sal ela se torna menos úmida e o tempo de validade é bem maior. Para preparar a carne seca é preciso fazer a dessalga e cozinhar por pelo menos duas horas para deixa-la macia.

Espero que você tenha entendido a diferença entre as carnes, pois cada uma delas tem um processo diferente no preparo, bem como o tipo de carne, que pode variar. Os três tipos de carnes são excelentes no preparo de pratos, pois dão um sabor bem típico e delicioso. Aqui no nosso site você encontra pratos deliciosos feitos com carne de sol, carne seca e charque.

Curtiu? Veja mais dicas e receitas na nossa página inicial da Receita do Dia.