O doce de leite ninho se transformou em uma verdadeira febre nas festas infantis e de casamentos. Ele é gostoso, fácil de preparar e leva pouquíssimos ingredientes. Leia a matéria e aprenda a fazer em casa essa guloseima que leva leite em pó.

O leite ninho se destaca como um ingrediente bem versátil, que pode ser usado de diferentes formas na hora de cozinhar. Ele é, inclusive, o grande segredo para que alguns docinhos se tornem mais saborosos e irresistíveis.

Descubra como preparar deliciosos doces de leite em pó. (Foto: Divulgação)
Descubra como preparar deliciosos doces de leite em pó. (Foto: Divulgação)

A receita de doce de leite ninho é bem simples de fazer, tanto que muitos professores de educação infantil resolvem levar essa experiência culinária para a sala de aula. As crianças adoram enrolar os docinhos, fazendo formatos de frutas e bonecos.

Receita de doce de leite ninho

Foi-se o tempo em que o beijinho era o “par perfeito” para o brigadeiro na mesa de festa. Atualmente, muitas pessoas estão dando preferência ao doce de leite ninho, cuja massa é preparada com leite em pó, leite condensado e açúcar de confeiteiro (aquele bem fininho). As bolinhas se tornam ainda mais irresistíveis ao ganhar uma camada de açúcar refinado.

Confira a seguir o passo a passo para fazer docinho de leite ninho:

Ingredientes

O docinho é rápido e simples de preparar. (Foto: Divulgação)
O docinho é rápido e simples de preparar. (Foto: Divulgação)

1 xícara (chá) de leite em pó

½ lata de leite condensado

½ açúcar de confeiteiro

Como fazer docinho de leite ninho

Modo de preparo

1. Em uma tigela funda, misture o leite em pó e o leite condensado. O ideal é obter uma massa meio pegajosa.

2. Vá acrescentando o açúcar de confeiteiro até que a mistura chegue ao ponto ideal, ou seja, se transforme em uma massa consistente e que não gruda nas mãos (parece uma massinha de modelar).

Use açúcar de confeiteiro na massa.
Use açúcar de confeiteiro na massa.

3. Agora é só enrolar as bolinhas, do tamanho que você quiser, e passá-las no açúcar refinado.

4. Pronto! Agora escolha forminhas bonitas para colocar os doces. Para conservá-los saborosos, deixe-os dentro de uma caixa tampada.

Dica de chef

Há várias versões de doce de leite em pó, como é o caso da receita que leva leite de coco e coco ralado. Fique à vontade para usar esses ingredientes adicionais, mas tome cuidado para não acabar deixando o docinho “muito doce”.

Posso usar açúcar refinado na massa?

Pode usar. No entanto, a textura do docinho fica mais agradável quando o açúcar de confeiteiro é usado na receita.

Viu só como é bem simples fazer doce de leite ninho? O rendimento é de 20 a 30 unidades e o tempo de preparo não passa de 30 minutos. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.