Que tal preparar um delicioso estrogonofe de frango para o almoço ou jantar? Esse prato é muito popular entre os brasileiros e deixa qualquer um com água na boca. Servido com arroz e batata palha, o estrogonofe costuma ser bem simples de fazer, por isso qualquer cozinheiro iniciante pode se arriscar.

O estrogonofe de frango é um prato bastante familiar no Brasil, mas a sua origem se encontra do outro lado do oceano. Essa delícia começou a ser preparada no século XIX, na Rússia czarista. Os russos tinham o costume de misturar pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal. Com o passar do tempo, a receita ganhou o mundo e, consequentemente, muitas variações.

Você pode gostar também:

O estrogonofe é um prato simples e prático de preparar. (Foto: Divulgação)
O estrogonofe é um prato simples e prático de preparar. (Foto: Divulgação)

Receita de estrogonofe de frango

Confira a seguir o passo a passo para fazer o estrogonofe de frango:

 Ingredientes:

1 kg de peito de frango sem osso
1 tablete de caldo de galinha
1 lata de creme de leite sem soro
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de maionese
½ copo de catchup
½ copo de mostarda
1 copo de champignons em conserva
1 pitada de pimenta-do-reino (moída na hora)
3 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o frango com os outros ingredientes. (Foto: Divulgação)
Cozinhe o frango com os outros ingredientes. (Foto: Divulgação)

1. Junte a manteiga, o alho e a cebola em uma panela, leve ao fogo médio e deixe dourar. Em seguida, coloque o frango cortado em cubinhos. Adicione o tablete de caldo de galinha e o sal. Deixe aquecer até atingir o ponto de fritura.

2. Mexa bem os pedacinhos de frango para que eles incorporem o tempero. Tampe a panela e espere a água desaparecer. Junte champignons e deixe fritar mais um pouco.

3. Assim que o frango estiver dourado, é chegado o momento de preparar o molho. Na mesma panela, junte o molho de tomate pronto, o catchup, a mostarda e a maionese. Acrescente também a pimenta-do-reino, para deixar a receita mais saborosa. Abaixe um pouco o fogo e deixe a mistura ferver.

4. Quando o estrogonofe levantar fervura, desligue o fogo. Adicione o creme de leite sem soro e mexa bem.

Sirva com arroz e batata. (Foto: Divulgação)
Sirva com arroz e batata. (Foto: Divulgação)

5. Pronto! Agora é só servir com arroz branco e batata palha. O rendimento dessa receita é de 10 porções e o seu tempo de preparo é de 1 hora.

Você quer mais dicas para fazer o prato? Então assista ao vídeo abaixo:

Viu só como é simples fazer estrogonofe? Vale lembrar, ainda, que os pedacinhos de frango podem ser substituídos por carne picadinha, carne moída e até mesmo camarão. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!