O flan de baunilha é uma sobremesa deliciosa, mas que muitas pessoas tendem a confundir com o famoso pudim. Se engana quem acha que os dois são a mesma coisa, apesar de serem igualmente deliciosos. A principal diferença entre as duas sobremesas é que o flan não leva leite condensado, enquanto o pudim sim. Outra diferença entre eles é que o flan possui uma consistência mais mole, sua aparência remete à gelatina, enquanto o pudim é mais consistente e cremoso.

Entretanto, há quem prefira o flan e quem prefira o pudim. Hoje você irá aprender como fazer um flan de baunilha delicioso para provar e poder decidir qual é mais gostoso.

Flan de baunilha (Foto: Divulgação)

Ingredientes Flan de Baunilha

O flan de baunilha reúne ingredientes para a massa e para a calda. Se essa é a sua primeira vez se arriscando a esse tipo de sobremesa, não coloque muita pressão em si mesmo. Ainda que a receita não seja complicada, não são todos que acertam de primeira. Faça com calma e com amor. A dica é sempre comprar os mesmos ingredientes e aos poucos ir trocando de acordo com sua preferência. Anote-os:

Receita de flan de baunilha

– 50 gramas de açúcar;

– 250 ml de leite integral;

– 2 ovos;

– Essência de Baunilha;

– 50 gramas de açúcar (calda);

– Água (calda);

Modo de Preparo Flan de Baunilha

Inicie preaquecendo o forno em 180ºC. Depois leve para a panela os 50 gramas de açúcar e três colheres de sopa de água. Mexa de vez em quando até obter uma cor castanho escuro. Depois reserve.

Agora você deve aquecer o leite sem ferve-lo e coloca-lo em uma tigela. Depois adicione o açúcar e mexa até dissolver. Adicione os ovos e a essência de baunilha; vá mexendo até obter uma mistura homogênea. Agora primeiro você deve despejar a calda na forma de flan e, em seguida, adicionar a massa. Cozinhe em banho maria por 1 hora e depois deixe na geladeira por mais 2 horas.

Receita Flan de Baunilha com calda de chocolate

Se você quiser inovar, é possível fazer um flan de baunilha com calda de chocolate. Anote os ingredientes:

– 1 sachê de gelatina sem sabor;

– 2 xícaras de água;

– 1 litro de leite do tipo B;

– 1 lata de creme de leite;

– ½ xícara de chocolate em pó;

– 1 lata de leite condensado;

– ½ xícara de água;

– 2 xícaras de água;

– 2 colheres de sopa de essência de baunilha;

Flan de baunilha (Foto: Divulgação)

Modo de Preparo Flan de Baunilha com Calda de Chocolate

Você deve iniciar colocando a gelatina sem sabor em um recipiente com a água para hidratar. Depois reserve. Agora em uma panela você deve colocar o leite e o leite condensado para ferver; quando a fervura levantar adicione a gelatina e mexa até dissolver.

Desligue o fogo; adicione a essência e o creme de leite. Mexa bem e leve para a forma. Coloque a forma para gelar de um dia para outro. Faça a calda agora com o chocolate e as 2 xícaras de água. Quando o flan estiver gelado, desenforme-o e adicione a calda de chocolate.

Curtiu as dicas? Veja mais receitas e dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar