Artesanato com fuxico

Quem se liga em decoração e artesanato sabe muito bem do poder do fuxico. Estamos falando em um recurso de reciclagem de materiais praticamente a custo zero, bastando apenas a paciência e a criatividade para aproveitá-los na decoração de vários itens. E claro, também ter a noção de como fazê-los corretamente.

O que dá para fazer usando fuxicos?

Ainda duvida do poder dos fuxicos na decoração? Então saiba que dá para fazer muita coisa: é um bom item principalmente para quem deseja dar cara nova a almofadas, colchas, capas para poltronas e sofás, quadrinhos, customização de roupas e até mesmo para decoração de lembrancinhas e festas de aniversário! Não é demais?


Almofadas com fuxico


Flores de feltro – passo a passo


E claro, tudo isso está ao seu alcance. Você vai descobrir como logo abaixo.

Passo a passo para o fuxico

Para quem deseja aprender o fuxico passo a passo, uma boa dica é começar seguindo as dicas da Vila do Artesão, que é capaz de explicar bem didaticamente o que precisa ser feito. Veja só:

1 – Primeiro é necessário fazer um molde. Para isso basta fazer no papelão, lembrando que ele precisará ter o dobro de tamanho dos fuxicos desejado e mais uma sombra de 0,5 cm para o alinavo. Para fazê-lo é indicado usar a tampa de um pote de vidro ou um copo.

2 – Utilizando o molde, é hora de traçar os círculos do molde do fuxico no avesso do tecido. Para isso prefira usar giz ou caneta de tinta solúvel em água. Depois, recorte os círculos.

3 – Enquanto alinhava, sobre uma pequena borda em torno do seu círculo. Para isso utilize uma linha forte e de boa qualidade, capaz de apresentar melhor resistência.

4 – Feito o alinhavo, puxe a linha até que as bordas do centro se unam. Depois dê dois pontos para prender bem o fio, um nó e depois corte a linha, apertando o fuxido para que esteja assentado.


Dica importante sobre o alinhavo

Alinhavando seu fuxico com pontos bem próximos você obtêm um miolo mais aberto, o que é bom para quem deseja usar um acabamento no centro, como botões ou outros itens. Já os alinhavos mais distantes um dos outros faz com que o miolo do fuxico seja mais fechado.

Precisa de mais dicas? Então não se preocupe! Veja só alguns vídeos que prometem dar uma ajudinha e tanto na sua tarefa de desvendar o passo a passo do fuxico perfeito.

Fotos de artesanato com fuxico:

Precisa de inspiração? Então veja só tudo o que você pode fazer:

Add to Favourites