Gema mole ou durinha: Você não consegue acertar o ponto dos seus ovos? A gema sempre fica muito mole ou dura? Isso é comum não somente para iniciantes na cozinha, mas até para os mais experientes. Acertar o ponto certo do ovo de acordo com o seu objetivo exige alguns cuidados e também o tempo certo para deixar o ovo cozinhando.

Gema mole ou durinha – Você sabe o tempo certo para não errar?

Um ovo cozido pode parecer algo extremamente simples e fácil, mas não são todas as pessoas que conseguem fazê-lo e deixar a gema de acordo com o seu gosto. É difícil saber se o ovo que está cozinhando está da forma como você quer, por isso hoje te daremos algumas dicas para conseguir acertar o ponto do ovo.

Gema mole ou durinha – Você sabe o tempo certo para não errar? (Foto: Divulgação)

Gema do ovo no ponto ideal

Para deixar a gema do ovo no ponto ideal você deve observar os minutos que o ovo deve ficar cozinhando. O tempo mínimo de cozimento depois que a água levantar fervura é de 5 minutos e isso gera uma gema bem molinho. Em contra partida, o tempo máximo de cozimento é 14 minutos e tende a gerar uma gema mais dura.

O tempo que você irá deixar o seu ovo irá depender do seu gosto. Você pode sempre fazer testes, como deixar o ovo cozinhando por 10 minutos, e ver como está a gema. Se não der certo, deixe menos ou mais minutos, até alcançar o ponto desejado.

Gema mole ou durinha - Você sabe o tempo certo para não errar?

Como fazer um ovo cozido passo a passo

Para preparar os seus ovos cozidos o primeiro passo é retirá-los da geladeira minutos antes para evitar o choque térmico. Em seguida, coloque os ovos no fundo de uma panela com cuidado e acrescente água fria até dois dedos acima dos ovos. Lembre-se que a panela deve ser grande o suficiente para que todos os ovos caibam no fundo.

Ligue o fogo e adicione sal, já que a casca do ovo é porosa. Dessa forma o sal poderá pegar um pouco na clara. Quem gosta de gemas moles deve deixar o ovo ferver por, no máximo, 7 minutos depois de levantar a fervura. Quem prefere gemas duras, o tempo máximo de cozimento é 15 minutos.

Gema mole ou durinha – Você sabe o tempo certo para não errar? (Foto: Divulgação)

Algumas dicas para o seu ovo cozido

Além de seguir o passo a passo que demos anteriormente, é fundamental estar a par de alguns métodos e dicas para deixar o seu ovo ainda mais delicioso.

Por exemplo, uma dica importante é colocar os seus ovos em água fria caso não vá comê-los imediatamente. Isso irá impedir que a gema passe do ponto desejado. Outra dica interessante é adicionar algumas gotas de vinagre no cozimento, pois isso irá impedir que a clara forme fios na água.

Caso, depois do cozimento, você note que a gema ficou com algumas manchas verde azuladas, não precise se desesperar. Não há o que fazer a não ser comer, mas isso apenas significa que os ovos passaram do ponto. Para que isso não aconteça na próxima vez, deixe por menos tempo cozinhando.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar