Se você acompanha matérias e programas sobre saúde já deve ter notado que o gengibre vem sendo pauta de muitos desses veículos. E claro, não é a toa que o alimento alcançou essa fama. Isso porque ele é rico em propriedades medicinais, tanto que é utilizado como remédio contra diversos problemas há mais de três mil anos. Além disso o tubérculo é uma boa fonte de cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, além ainda de ter ação antioxidante.

Quer descobrir do que essa raiz aromática é capaz? Então vamos lá:

chá de gengibre

Gengibre ajuda a combater a gripe

O chá do gengibre é uma beleza quando se está gripado já que ele é descongestionante. Também combate doenças da garganta e das vias respiratórias uma vez que possui efeito anti-inflamatório e antisséptico. Não é a toa que cantores, professores e profissionais que dependem da voz para trabalhar são tão ligados a xaropes e balas de gengibre.

Estimula a digestão e age contra a náusea

Dá uma facilitada na digestão já que estimula a secreção gástrica. E pela presença do gingerol, ele também age contra náuseas e vômitos.

Gengibre emagrece

Dá uma forcinha pra dieta

É um alimento com ação termogênica. Isso significa que ele atua mantendo o metabolismo de forma acelerada e trabalhando para acelerar a queima de gordura. Inclua uma colher de gengibre ralado nas refeições e você logo poderá notar a diferença.

Ginger-e-seus-beneficios-002

Gengibre age contra dores musculares

De acordo com estudo publicado no The Journal of Pain o gengibre tem efeito analgésico e combate dores musculares decorrentes de exercícios físicos. Seus efeitos são notáveis após um ou dois dias depois da atividade física.

Gengibre combate o envelhecimento precoce

Tem ação antioxidante, protegendo o corpo da ação dos radicais livres. Isso garante que, além de efeitos sobre o sistema imunológico ele também dê uma força para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Você pode gostar também:

Uma dose a mais de energia

O tubérculo possui gingeróis, o que garante uma boa dose de energia. Além disso a presença de vitamina A, B3 e B6, selênio e zinco também são ótimas para deixar o cansaço de lado.

Gengibre-e-seus-beneficios-001

Vale lembrar que nem tudo são flores. Isso porque o gengibre tem contraindicações para quem tem pressão alta e problemas estomacais (úlcera, gastrite). Nesse caso é mais indicado consultar o médico para que ele possa informar se o consumo do alimento pode trazer algum problema no seu caso. Ele também poderá indicar qual a melhor quantidade a ser incluída no seu cardápio diário.