Esteatose hepatica

Gordura no figado: A esteatose hepática, também chamada de ‘fígado gorduroso’ é caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior das células do órgão. O problema é relativamente comum e atinge cerca de 30% da população, sendo que metade desses casos pode evoluir para quadros graves. Isso porque quando o aumento da gordura ocorre de maneira constante e por tempo prolongado pode trazer diversos danos à saúde.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-001

Normalmente, as esteatoses hepáticas são classificadas em alcoolicas e não alcoolicas. Circunstâncias de sobrepeso, sedetarismo, má nutrição, diabetes, perda brusca de peso, gravidez, cirurgia e hepatites virais são fatores de risco para os casos não alcoolicos. Em casos leves, ela não costuma apresentar sintomas, sendo que os sinais se tornam evidentes quando existe alguma complicação. Nesses casos graves pode haver inflamação do fígado e até cirrose.

Sintomas de gordura no fígado

Essa situação merece a devida atenção com exercícios e dietas, mas o mais importante você deve procurar um médico especializado para melhor orienta-los.

sintomas de gordura no figado

Alimentos e frutas que ajuda combater gordura no figado

O problema não é muito comentado, mas é possível dar uma forcinha para o organismo através da alimentação, seja para prevenir quanto para reverter esse acúmulo de gordura. Veja só os alimentos que podem ajudar:

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-002

Abacaxi

Possuindo em sua composição uma enzima chamada bromelina, ela auxilia a digestão e ajuda também a diminuir o acúmulo de toxinas e gorduras no fígado.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-003

Maçã

Rica em fibras e contendo pectina, a maçã é capaz de melhorar a taxa de colesterol e facilitar a digestão de gordura pelo organismo.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-004

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como amora, cereja, morango e framboesa são ricos em substâncias antioxidantes, que dá uma boa ajuda no combate das toxinas do fígado.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-005

Gengibre

O gengibre é bom para combater a gordura no fígado porque ela atua ajudando na secreção da bile, tornando a digestão das gorduras algo mais funcionando e evitando sobrecargas para o órgão.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-006

Castanha do pará

As castanhas-do-pará são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, que atuam protegendo artérias, equilibrando o colesterol, combatendo radicais livres, vitamina E, magnésio e cálcio. Porém, sendo fonte de gordura, pode ser bom consultar o nutricionista primeiro para definir uma quantidade diária.

Alimentos-que-combatem-gordura-no-fígado-007

Salmão

Rico em ômega 3, ela é considerada uma gordura boa para fígado, atuando até mesmo para sua proteção. Ainda assim, sendo uma gordura, ela requer moderação em seu consumo. Indicado ter a consulta de um nutricionista para chegar a uma quantidade ideal nesse caso.

Na prática, manter uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e verduras e maneirando (ou evitando) o álcool, carboidratos refinados, alimentos gordurosos e excessivamente calóricos, já significa meio caminho andado para manter a saúde do fígado em dia. Portanto, invista em um cardápio adequado e logo seu organismo sentirá a diferença.