Iogurte caseiro: Quem está acostumado a assistir programas ou ler matérias sobre saúde já deve ter notado que o iogurte – em especial o iogurte caseiro – é um daqueles assuntos que nunca saem realmente de pauta. E não é para menos, afinal estamos falando de um alimento altamente indicado e repleto de benefícios para praticamente todas as idades.

Quer saber mais? Então vamos lá:

Iogurte caseiro e seus benefícios

Melhora a imunidade

Consumir o alimento de maneira regular ajuda o organismo a se munir de bactérias probióticas, que são aquelas que atuam na flora intestinal e reforçam o sistema imunológico.

Iogurte-caseiro-e-seus-beneficios-001

Beneficia a digestão

Acabamos de falar um pouco sobre as vantagens dos probióticos, não é? Então saiba que ele também melhora o trânsito intestinal, ajudando a evitar a prisão de ventre e outros problemas decorrentes do um processo digestivo ruim.  

Ajuda a fortalecer os ossos

O iogurte é rico em cálcio, uma vez que se trata de um alimento derivado do leite. Sendo assim os médicos costumam recomendar o consumo para ajudar no crescimento de dentes e ossos infantis e, para adultos, para prevenção da osteoporose sendo que, quanto antes começar o consumo regular, melhor.

É rico em vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são essenciais a saúde, uma vez que atuam de várias formas no organismo, desde de manter o tônus muscular do aparelho gastrointestinal até ajudar no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, no processo de oxigenação de células e na produção de neurotransmissores.

Iogurte-caseiro-e-seus-beneficios-002

Rico em proteínas

O iogurte é rico em proteínas, que também são essenciais para o funcionamento do corpo uma vez que eles são fundamentais para que haja formação de vísceras e músculos. As proteínas ainda formam os hormônios que são responsáveis por regular o funcionamento de vários órgãos.

Dá uma forcinha pra dieta

Sendo pouco calórico – nas versões natural e integral – o iogurte é ótimo para dar aquela enrolada na fome entre as refeições. Além disso, estudos apontam que a ingestão de cálcio – nutriente do qual o iogurte é riquíssimo – ao emagrecimento. Mas claro, desde que não ultrapasse a recomendação diária de ingestão de leite e seus derivados.

O iogurte é um alimento muito saboroso, mas ainda que você o consuma na versão caseira ou natural, lembre-se de não extrapolar. A recomendação de consumo diário é de ate três porções de alimentos lácteos, isso considerando leite e queijos, portanto se você tem algum cuidado específico com a dieta é indicado planejar, ok?

Curtiu as dicas? Veja a nossa página inicial e tem muito mais dicas e receitas Receita do Dia.