Você já ouviu falar na Kombucha? Ela é uma bebida que está sendo chamada de elixir da saúde, por conter propriedades extremamente benéficas e indicadas para o nosso consumo diário. Essa é uma bebida fermentada por bactérias e leveduras, que além de trazer benefícios para a saúde, é muito refrescante e pode ser consumida a qualquer hora do dia.

Ao contrário do que muitos pensam, a Kombucha não é uma bebida de agora: ela foi criada há muitos anos por meio da fermentação do chá preto ou verde com açúcar ou mel. Essa mistura dá origem a uma bebida muito benéfica para o nosso organismo.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde

Como é feita a Kombucha

Você já conhece a primeira etapa da preparação da Kombucha: ocorre a fermentação do chá verde ou preto com o açúcar ou mel. Se você for preparar em casa pode escolher, de acordo com o que tem. O chá verde deve ser fermentado com o açúcar e o chá preto com o mel.

Depois da fermentação a bebida se torna gaseificada, sendo rica em vitaminas, enzimas e ácidos que trazem muitos benefícios para a saúde. Mas as coisas não param por aqui: você pode misturá-la novamente, dessa vez a um suco de sua preferência. Com isso ela passa novamente por um processo de fermentação e deve deixa-la na geladeira por alguns dias.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde (Foto: Divulgação)

Benefícios da Kombucha

Sendo uma bebida gaseificada, a Kombucha reúne uma série de benefícios para a saúde do nosso organismo, podendo ser bebida por todas as pessoas para obter uma vida mais saudável e segura.

Um dos principais benefícios é o emagrecimento, pois estimula o metabolismo dos carboidratos e controlar a compulsão por doces. A bebida também age no sistema digestório aliviando qualquer mal-estar. Esse efeito está ligado aos antioxidantes que combatem os radicais livres. A bebida também ajuda a repor a flora intestinal e é muito indicada no tratamento de candidíase.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde

Kombucha também possui ação desintoxicante, o que auxilia na eliminação de toxinas do nosso organismo. Para completar, essa bebida nos dá muita energia e vitalidade, aumenta nossa imunidade fortalecendo o sistema imunológico com todas suas vitaminas e probióticos, e é uma excelente fonte de colágeno.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde (Foto: Divulgação)

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Kombucha

Nutricionistas alertam para os cuidados que deve se ter na hora de prepara a bebida em casa, pois quando preparada de forma inadequada ela favorece o desenvolvimento de fungos que podem ser prejudiciais para a saúde.

Pessoas que ingerem algum medicamento devem ter cuidado na hora de tomar a bebida, devido ao fato dela ser muito ácida, o que pode contribuir para diminuir a absorção de remédios. A bebida ainda possui um pouco de álcool, o que a leva a ser evitada por pessoas com problemas hepáticos e renais, além de não pode ser consumida por crianças menores de 8 anos, gestantes e pessoas com histórico de alcoolismo.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde (Foto: Divulgação)

Onde comprar Kombucha

Você encontra a bebida em lojas especializadas em produtos naturais ou em lojas especializadas em probióticos. Procura na internet e encontre a bebida pronta para consumo.

Kombucha conhecida como a bebida da saúde

Kombucha preço

Se você quer mesmo colocar essa bebida naturalmente gasosa e de vários sabores no seu dia a dia, é muito mais barato e mais em conta fazer em casa. As garrafas de kombucha  têm preços de abalar o orçamento de quem quer aderir à novidade no cotidiano. Uma garrafa de 300 ml custa em torno de R$ 20,00.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar