Receita de maçã do amor

Maçã do amor: A temporada de festas juninas já começou e nada melhor do que entrar no clima das festividades preparando uma deliciosa maçã do amor. Esse doce é muito saboroso e fácil de fazer, no entanto, é preciso prestar atenção na receita para atingir o ponto certo.

A maçã do amor se popularizou no Brasil pelas mãos de uma família de espanhóis, que também patenteou a guloseima. Ao longo de 50 anos, o doce vem sendo comercializados nas barraquinhas juninas e também ganhou muitas variações. A essência, no entanto, continua a mesma: uma fruta fixada no palito e caramelizada.

Veja também:

A maçã do amor é um doce típico da festa junina. (Foto: Divulgação)
A maçã do amor é um doce típico da festa junina. (Foto: Divulgação)

Receita de maçã do amor (festa junina)

O nome maçã do amor não foi dado por acaso. Quando a iguaria começou a ser preparada, por volta de 1959, criou-se a ideia de que a cobertura de açúcar colorido sobre a fruta era uma forma de romantismo, especialmente quando essa guloseima era dada de presente para as moças.


Como fazer maçã do amor

Você não sabe como preparar uma deliciosa maçã do amor? Então confira a receita:

Ingredientes:

  • 6 maçãs pequenas e bem vermelhas
  • 6 palitos de sorvete
  • 200 ml de água
  • 1 colher (chá) de corante alimentício vermelho
  • 2 xícaras (chá) de açúcar granulado
  • 150g de glucose de milho

Modo de preparo

Maçã do amor 2

Maçã do Amor (festa junina) 2

1. Inicie a preparação espetando o centro de cada maçã com um palito de sorvete.

2. Em uma panela, junte o açúcar, a glucose, a água e o corante. Ferva bem essa mistura, até obter ponto de bala dura.

3. Retire a calda do fogo e, em seguida, mergulhe as maçãs. Faça isso com uma fruta de cada vez, para que a cobertura caramelizada fixe bem.

4. Unte uma superfície com um pouco de óleo e repouse as maçãs do amor. Espere endurecer.

5. Pronto! Agora é só embalar cada fruta caramelizada com papel celofane, tomando cuidado para que nenhuma parte fique descoberta.


Segredos de uma maçã do amor deliciosa

Maçã do Amor (festa junina) 3Maça do amor 4

  • O principal segredo para fazer uma maçã do amor irresistível é acertar no ponto de cristalização. O ponto de bala, mencionado na receita, pode ser verificado da seguinte forma: coloque gotas da calda em um copo com água fria. Se ao cair elas fizerem um estalo, significa que está perfeita.
  • A calda cristalizada pode começar a endurecer no momento de mergulhar as maçãs. Caso isso aconteça, é recomendado voltar a mistura ao fogo, até obter o ponto certo novamente.

 Viu só como é fácil fazer maçã do amor? Você pode preparar essa guloseima típica de são João para a festinha entre amigos ou confraternização familiar. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!

 

Add to Favourites