A temporada de festa junina já passou, mas mesmo assim você pode preparar algumas delícias típicas, como é o caso da maria mole de coco queimado. Esse doce é super saboroso, desmancha na boca e pode ser servido a qualquer momento do dia.

A maria-mole tradicional é um doce típico da culinária brasileira, que costuma ser preparada com quatro ingredientes básicos: açúcar, claras em neve, gelatina incolor e coco ralado. O resultado é uma sobremesa com consistência esponjosa, que lembra muito o marshmallow dos americanos.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer deliciosas maria-mole com coco queimado.
Aprenda a fazer deliciosas maria-mole com coco queimado. (Foto: Divulgação)

Acredita-se que a maria-mole se originou de uma tentativa de aproveitar as claras em neve que não saiu conforme o previsto. Isso mesmo! Há muitos anos, descendentes de italianos criaram um suspiro com as claras de ovo e adicionaram um pouco de gelatina. O resultado foi um doce que não endureceu após esfriar, por isso acabou recebendo o nome de maria-mole.

Receita de maria-mole com coco queimado

Quer aprender a fazer maria mole com coco queimado? Então acompanhe a receita a seguir:

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar

3 ovos

1 pacote de coco ralado

1 envelope de gelatina incolor

1 colher (sopa) margarina sem sal

Modo de preparo

1. Inicie a receita separando as claras do ovo. Descarte as gemas ou reaproveite-as em outra receita.

2. Em um recipiente, adicione as claras e o açúcar. Leve essa mistura ao fogo em banho-maria. Assim que a água começar a ferver, mexa sem parar por 2 minutos.

Bata os ingredientes na batedeira. (Foto: Divulgação)
Bata os ingredientes na batedeira. (Foto: Divulgação)

3. Retire a mistura do banho-maria e coloque-a na batedeira. Bata em velocidade máxima por 5 minutos, até atingir o ponto de merengue.

4. Coloque a batedeira em velocidade média. Em seguida, junte a gelatina hidratada e dissolvida. Deixe a mistura bater por 5 minutos, para agregar todos os ingredientes. Reserve.

5. Coloque o coco ralado em uma frigideira e leve ao fogo. Deixe dourar.

6. Unte uma assadeira retangular com margarina e coco queimado. Em seguida, despeje a mistura da maria-mole.

Coloque a maria mole em uma assadeira untada com coco. (Foto: Divulgação)
Coloque a maria mole em uma assadeira untada com coco. (Foto: Divulgação)

7. Adicione mais uma camada de coco ralado queimado sobre a maria-mole, polvilhando de maneira uniforme.

8. Leve o doce à geladeira por 4 horas. Depois desse período, basta cortar em quadradinhos e servir.

Dica de chef: a sua maria-mole pode assumir sabores diferentes! Basta você trabalhar com gelatina de morango, maracujá, abacaxi ou qualquer outra fruta. Também existe a possibilidade de combinar creme de leite e chocolate em pó para fazer uma maria-mole de chocolate.

Viu só como é simples e prático fazer maria mole com coco queimado? Essa receita tem um rendimento de 20 deliciosas porções de maria mole e leva 45 minutos para ficar pronta. Receita do Dia agradece pela sua visita. Bom apetite!