Benefícios do mel

Quem está atenta as receitinhas antigas das mães e das avós, sabe que o mel faz bem à saúde, e quem acompanha matérias sobre saúde e dieta também sabe que o alimento apresenta diversos benefícios. Mas você sabe listar tudo o que ele é capaz de fazer?

Você pode gostar também:

Caso não saiba, agora está na hora de descobrir. Dá uma olhada:

Mel-e-seus-benefícios-001

Mel age contra tosse, gripe e resfriado

Lembra daquelas receitas das avós que incluíam o melzinho em xaropes para tosse ou problemas respiratórios? Então saiba que funciona mesmo: isso porque o melzinho tem ação antibacteriana, então aquelas que são causadoras por infecções respiratórias, sinusites, tuberculose e pneumonia são sensíveis ao alimento. Também possui propriedades antissépticas, imunológicas e expectorantes, o que justifica a sua inclusão em diversos tratamentos semelhantes uma vez que ajuda a eliminar os desconfortos de seus sintomas. Mas atenção: isso não é justificativa para que você deixe de procurar o médico, ok?

O mel beneficia o intestino e diminui riscos de infecções urinárias

Esse doce natural tem propriedades probióticas, o que faz com que atue estimulando o crescimento e atividade de bactérias favoráveis ao organismo. Além disso, ela possui ação antibacteriana contra algumas das causadoras das infecções urinárias, o que ajuda a diminuir o risco de ter problemas com elas.

Mel ajuda a equilibrar pressão arterial

Sendo fonte de potássio, é um bom alimento para manter o controle da pressão arterial e também manter a saúde cardiovascular. Mas claro, sob supervisão médica, já que o alimento não é amplamente indicado para todos os casos.

Mel-e-seus-benefícios-002

Mel atua contra envelhecimento precoce

O doce natural tem ação antioxidante. Ou seja, ele ajuda a proteger o organismo contra dos danos diários provocados pelos radicais livres. Retardando esses danos, ele dá uma força e tanto para a pele, combatendo o envelhecimento precoce. Quanto mais escuro o melzinho, maior ação antioxidante ele tem.

Mel promove a sensação de bem-estar

O alimento estimula a produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável por dar aquela sensação de prazer e bem-estar. Também ajuda a melhorar os ânimos já que ajuda a baixar os níveis de estresse uma vez que é fonte de triptofano.

mel de abelha 1

Mel faz bem para a pele

Certo, mas nesse quesito o melzinho não é consumido como alimento. Ele deixa a pele mais macia, uniforme e sem manchas e para isso é preciso passar o mel cristalizado na pele, massageando bem e deixando por dez minutos, lavando o rosto com água morna em seguida. Essa máscara deve ser realizada duas vezes por semana.

Mel engorda ?

Sim, o mel engorda, pois é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar normal. Por exemplo 1 xícara de açúcar normal tem 700 calorias e a mesma quantidade de mel na xícara tem 550 calorias. Não esquecendo que o melzinho tem suas vantagens e seus benefícios por ser medicinal, mas infelizmente não é indicado para os diabéticos.

mel engorda

Contraindicações do mel, não vale para todos

Vale lembrar que a indicação do mel não vale para todo mundo. Isso porque crianças de até 1 ano não podem ingerir o alimento. Já gestantes, lactantes e diabéticos só podem consumi-lo sob indicação e orientação médica.