Nutrientes importantes para a saúde da mulher: Manter uma boa saúde depende de vários fatores, mas principalmente de ter uma alimentação saudável e balanceada, contendo todas as quantidades de nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Uma alimentação saudável pode fazer muito mais do que manter o seu peso, mas cuidar de sua saúde, evitar doenças e aumentar a sua imunidade.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher

Nutrientes importantes para a saúde da mulher

Ingerir a quantia recomendada de todos os nutrientes todos os dias pode influenciar no funcionamento de nosso organismo, contribuir para a formação de novas células e trazer outros benefícios. Há algumas fases em que a alimentação é ainda mais importante, como em uma gravidez ou em um período de amamentação. Por isso as mulheres sempre devem estar cientes dos 5 nutrientes mais importantes para sua saúde.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher (Foto: Divulgação)

1 – Cálcio

O cálcio é um mineral muito importante para o nosso corpo. Ele atua na formação dos ossos e dentes, além de participar da contração muscular e da coagulação do sangue. O cálcio é extremamente essencial para mulheres na menopausa, para evitar problemas como osteoporose e fraturas, cujo risco é aumentado devido à baixa produção de hormônios.

Alguns alimentos que são ricos em cálcio: iogurte desnatado, espinafre, castanha-do-pará, leite, queijo cottage, entre outros. Você só deve cuidar para não ingerir em excesso, pois pode causar pedras nos rins.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher (Foto: Divulgação)

2 – Vitamina B12

A vitamina B12 também é muito importante pois faz parte da formação das células vermelhas de nosso corpo. Sem falar em sua participação no desenvolvimento e manutenção de todas as funções do nosso sistema nervoso.

Ao longo dos anos o nosso organismo diminui a produção de vitamina B12, o que pode causar centenas de problemas como falta de memória, perda de peso e até depressão. A melhor forma de combater é ingerindo alimentos ricos em vitamina B12, como todos de origem animal. Exemplos: fígado, salmão, carne de porco, ovos, leite e todos os seus derivados.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher

3 – Vitamina D

A vitamina D é concedida ao nosso corpo sempre que nos expusemos ao sol, ou seja, todos os dias é preciso ficar um pouco pegando sol para que o seu corpo recebe a quantia diária recomendada de vitamina D.

Essa vitamina atua ajudando o intestino a absorver o cálcio, mas também previne doenças como osteoporose. Além da exposição do sol, você também pode adquirir vitamina D em alguns alimentos, como carnes, salmão, queijo, leite e fígado.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher

4 – Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial que protege o corpo contra doenças cardiovasculares, como AVC e infarto, principalmente nas mulheres. Ele também contribui para a diminuir a formação de placas nas artérias que contribuem para diminuir a pressão arterial.

Você pode encontrar o ômega 3 em suplementos e em alimentos como sardinha, salmão, atum, óleo de soja, óleo de canola, nozes e sementes de chia.

5 nutrientes importantes para a saúde da mulher

5 – Vitamina B9

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é fundamental para a síntese das proteínas, além de fazer parte da divisão celular. Importantíssimo para as gestantes, pois contribui para o desenvolvimento do feto.

Você encontra a vitamina B9 em alimentos como brócolis, espinafre, couve, cereais integrais, feijão, abacate, laranja, banana e manga.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar

Salvar