Como fazer Ovos de Páscoa caseiro

Com o mês de abril se aproximando, a procura pela receita de ovos de páscoa caseiro também está aumentando. Muitas pessoas querem fazer chocolate em casa para vender e obter uma renda extra no feriado. Também existem aquelas que gostam de culinária e vão preparar os ovinhos para distribuir entre os familiares.

Você pode gostar também: 

Aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa caseiro. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa caseiro. (Foto: Divulgação)

Fazer ovo de páscoa caseiro é algo bem simples, mas requer atenção. A etapa mais complicada da receita costuma ser a temperagem, isto é, o momento em que o chocolate precisa atingir a temperatura ideal para não derreter. A receita também pode se tornar mais saborosa ao incluir um recheio no ovo caseiro.

Receita de Ovos de páscoa caseiro

Separamos uma ótima receita de ovos de páscoa caseiro. Confira o passo-a-passo:

Ingredientes:

1 quilo de chocolate de cobertura ao leite

2 fôrmas de ovo de páscoa de 500 gramas

Modo de preparo

Receita de Ovos de páscoa caseiro 4

1. Pique o chocolate em pedaços pequenos. Em seguida, derreta em banho-maria.

Receita de Ovos de páscoa caseiro 5

2. O grande segredo para o ovo de páscoa caseiro dar certo é fazer o choque térmico corretamente. Dessa forma, o chocolate não irá derreter quando for retirado da geladeira. Siga as orientações do vídeo abaixo:

3. Depois de acertar na temperagem, é hora de preencher as fôrmas. Coloque uma camada de chocolate com o auxílio de uma colher. Espalhe bem para não deixar o ovo com falhas. Leve ao congelador por 5 minutos.

Receita de Ovos de páscoa caseiro 1

4. Sobre a camada já endurecida, coloque mais duas colheres de chocolate derretido e espalhe por toda a borda. Retire o excesso da fôrma e leve para gelar novamente por mais 5 minutos. Se a casca do ovo ainda estiver muito fina, faça uma terceira camada, seguindo as mesmas orientações.

Receita de Ovos de páscoa caseiro 2

5. Quando a fôrma estiver com uma aparência esbranquiçada, significa que o ovo de páscoa está no ponto de ser desenformado. O ideal é que ele se solte naturalmente da fôrma.

Receita de Ovos de páscoa caseiro

6. Deixe o ovo descansando em um lugar seco e arejado por 10 horas. Se sobrou chocolate derretido, use para fazer deliciosos bombons.

7. O próximo passo é embrulhar cada parte do ovo com papel alumínio. Faça o mesmo com os bombons caseiros.

Dicas para fazer ovo de páscoa caseiro

A temperagem é uma das etapas mais difíceis do preparo, então preste muita atenção. (Foto: Divulgação)
A temperagem é uma das etapas mais difíceis do preparo, então preste muita atenção. (Foto: Divulgação)

• Enquanto você faz a temperagem, deixe a fôrma do ovo na geladeira. Isso ajuda a endurecer o ovo.

• Mantenha os ovos de páscoa embalados fora da geladeira e em local seco.

• Se você quiser preparar um ovo de páscoa caseiro diferenciado, basta acrescentar algum recheio após a primeira camada de chocolate endurecer. Pode ser brigadeiro, mousse ou beijinho. Algumas pessoas também deixam a receita mais saborosa ao acrescentar flocos crocantes.

• O ideal é que o ovo de páscoa se desprenda da fôrma naturalmente, sem qualquer dificuldade. No entanto, se estiver difícil desenformar, volte o chocolate ao congelador.

Ai, a páscoa é uma época tão saborosa, não é mesmo? Coloque em prática a receita de ovo de chocolate caseiro e faça a alegria da família toda. Aproveite conhecer a nossa fanpage: Receita do Dia.