Panqueca de batata é muito simples de ser preparada. Você só precisa combinar os ingredientes certos para fazer a massa e preparar rodelas de bananas com chocolate derretido para acompanhar. A panqueca nada mais é do que uma massa frita, preparada com ovos, batatas e leite. Ao longo das décadas, a receita ganhou várias versões diferentes. Enquanto na América do Sul a iguaria é salgada, nos Estados Unidos ela tem sabor adocicado e costuma ser servida no café da manhã.


Receita de panqueca de batata

  • Meio quilo de batatas descascadas e picadas 
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó 
  • 2 ovos médios 
  • 2/3 xícara de leite (corresponde a 75ml) 
  • Azeite o suficiente para fritar 
  • Rodelas de banana a gosto para decorar por ultimo

Como preparar panqueca de batata

1º passo – Cozinhe as batatas na panela de pressão até ficar macia, em seguida escorra e deixe esfriar 

2º passo – Na tigela, você mistura a batata, o fermento, os ovos e o leite. Mexa até a massa ficar lisinha. 

3º passo – Aqueça o azeite na frigideira antiaderente. E coloque porções da mistura, sendo mais ou menos 1 colher (sopa) por vez, frite em fogo baixo por 3,4 minutos, mantendo-as separadas. Em seguida vire uma vez para dourar o outro lado. 

4º passo – Retire do fogo e decore com rodelas de banana para adocicar mais, em polvilhe um pouco de açúcar refinado em cima das panquecas. (Você tem a opção de escolher outros doces para acompanhar a sua panquecas, assim como geleias)

5º passo – É só uma opção além das rodelas de bananas – Chocolate derretido sobre as panquecas. 100 gramas de chocolate e 100 gramas de creme de leite. Misture e derreta em banho maria. E depois jogue por cima das panquecas. Vai ficar uma delícia.

Panqueca de batata com banana e recheio de chocolate derretido

As panquecas rende mais ou menos 4 porções e o seu tempo de preparo é de 30 minutos.