Já ouviu falar no pé de moleque americano? Então saiba que esse doce não pode faltar na sua festa de são joão. A guloseima é bem simples de fazer, tem sabor surpreendente e uma característica bem peculiar: dispensa o amendoim.

O pé de moleque é um prato típico de festa junina e uma preciosidade da culinária brasileira. A sua receita combina, basicamente, amendoim torrado, leite condensado, açúcar e margarina. Existe, no entanto, variações desse doce que surpreendem pelo sabor e pela originalidade, como é o caso do pé de moleque americano.

Aprenda fazer um pé de moleque totalmente diferente. (Foto: Divulgação)
Aprenda fazer um pé de moleque totalmente diferente. (Foto: Divulgação)

Diferentemente do pé de moleque convencional, o doce intitulado de americano não faz do amendoim o seu protagonista. Ele explora, na verdade, o sabor do chocolate meio amargo com o cajuzinho. O resultado é uma experiência de sabor bem interessante.

Você pode fazer o seu pé de moleque em casa sem dificuldades em qualquer época do ano, basta selecionar os ingredientes certos e seguir o passo-a-passo do modo de preparo.

Receita de Pé de moleque americano

Pé de moleque americano

Confira a seguir a receita completa do pé de moleque americano:

Ingredientes

2/3 de xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (café) de cremor tártaro
200 g de chocolate meio amargo
1 lata de cajuzinho pronto

Como fazer pé de moleque

Modo de Preparo

1. Em uma panela, coloque o leite, o açúcar, chocolate meio amargo picado em pedaços e o cremor tártaro. Leve essa mistura ao fogo e mexa bem, até obter uma calda grossa.

2. Retire a calda do fogo e junte a manteiga. É muito importante deixar a manteiga derreter naturalmente, sem mexer. Espere essa mistura amornar.

3. Junte o cajuzinho em lata e coloque a mistura em uma batedeira. Bata bem todos os ingredientes, até obter um creme brilhante.

4. Transfira a massa do pé de moleque americano para uma forma untada com margarina sem sal. Em seguida, use as costas de uma colher para espalhar bem o doce e deixar a espessura uniforme. Deixe descansar por, em média, 12 horas.

Pé de moleque americano 1

5. Usando uma faca, corte o doce em pedaços. Você pode optar pelo formato quadrado ou de losango.

6. Pronto! Agora é só dispor os doces em um prato e servir.

Viu só como é fácil fazer o pé de moleque americano? O único ingrediente que pode parecer estranho é o cremor tártaro, mas você pode encontrá-lo com facilidade nos supermercados. O tempo de preparo é de 45 minutos e o rendimento de 10 deliciosas porções. Bom apetite!