Período fértil

Uma das maiores preocupações femininas é conhecer o seu ciclo menstrual, em especial, entender e calcular qual é o seu período fértil. Ou seja: o intervalo de dias em que a mulher está exposta ao risco de gravidez caso tenha relações sexuais sem o uso de métodos anticoncepcionais.

Como-calcular-período-fertil-001

Normalmente esse período ocorre de cinco a seis dias antes da ovulação e vai até dia seguinte. Isso considerando o tempo de vida média do óvulo (12 a 24 horas) e do espermatozoide (de 3 a 7 dias). As chances de gravidez se tornam maiores quando a relação sexual desprotegida ocorre entre 24 a 48 horas antes da ovulação, uma vez que os espermatozoides ainda viáveis podem estar esperando na trompa, o que torna natural o fato de estarmos tão interessadas em aprender a fazer o cálculo.

Como calcular o período fértil?

Como-calcular-período-fertil-002

Antes de mais nada, é preciso dizer que é muito complicado calcular com certeza quando uma mulher está no período fértil, então caso você queira saber a data em uma tentativa de evitar uma gestação indesejada, pode ser que não seja o melhor caminho uma vez que a tabelinha é um método cheio de falhas, especialmente se o ciclo menstrual for irregular. Na prática, esse tipo de informação é mais útil para mulheres que estão tentando engravidar.

No entanto é possível fazer algumas estimativas que podem ajudar quem precisa dessa informação:

– Primeiro é necessário saber quanto tempo dura o ciclo menstrual. Ou seja, é preciso contar a partir do primeiro dia de menstruação até o último antes da próxima ocorrência.

– Depois, divide-se a quantidade desses dias ao meio e em seguida, calculando entre três ou quatro dias para menos e para mais. Em um ciclo regular, de 28 dias, podemos dizer que a menstruação ocorre 14 dias após ter ovulado. Isso permite que a mulher possa saber quando foi sua última ovulação, mas não permite ter uma noção segura de quando será a próxima.

Sintomas do período fértil:

A mulher pode apresentar alguns sintomas durante esse período. Veja só:

  • Muco vaginal transparente, semelhante a clara de ovo.
  • Aumento discreto da temperatura basal.
  • Desconforto no baixo ventre
  • Aumento do apetite

Vale lembrar que normalmente esses sintomas são bem discretos, portanto ficar de olho no calendário ajuda bastante a quem tem interesse em descobrir os dias férteis.

período fértil 5

Se você tem dúvidas a respeito do cálculo, você tem duas alternativas para saber melhor a probabilidade e entender seu ciclo: sites com calculadora menstrual, como é o caso da Calculadora do Ciclo Menstrual Always Brasil, ou ainda baixar um aplicativo para o celular que faça a estimativa de cálculo para você. A lista de opções é grande e cada uma delas pode ajudar muito na ideia de conhecer o ritmo do próprio organismo.

A tabelinha é confiável ?

Lembre-se: a tabelinha não é um método seguro para evitar gravidez, portanto evite ter relações sexuais sem proteção.