Que tal fazer um pudim de milho fácil e delicioso? Estamos nos despedindo da temporada de festas juninas, mas você ainda pode preparar esse doce a base de milho verde e servir para toda a família. Leia a matéria e aprenda o passo-a-passo dessa saborosa receita.

O pudim é um velho conhecido dos brasileiros e se destaca como um dos doces mais populares. Ele tem o formato parecido com bolo, mas explora a consistência úmida e levemente cremosa. Os ingredientes mais usados são: leite, ovos, açúcar e leite condensado. Algumas pessoas ainda apostam no preparo de uma calda caramelizada para deixar o doce ainda mais saboroso.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer um delicioso pudim de milho.  (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um delicioso pudim de milho. (Foto: Divulgação)

No caso do pudim de milho, os ingredientes e o modo de preparo são bem semelhantes ao da receita tradicional. O único ponto que varia é o acréscimo dos grãos de milho fresco ou em lata. O resultado é uma sobremesa amarelinha, cremosa e com sabor parecido com curau.

Receita de pudim de milho

O pudim é perfeito para servir na festa junina. (Foto: Divulgação)
O pudim é perfeito para servir na festa junina. (Foto: Divulgação)

Como fazer pudim de milho

Separamos uma receita de pudim de milho para você fazer em casa. Confira:

Ingredientes

2 latas de milho verde
1 lata de leite condensado
4 ovos inteiros
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo

1. Coloque o milho verde, o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador. Bata bem, até obter um creme líquido e homogêneo.

2. Chegou a hora de preparar a calda. Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar, até se transformar em um caramelo.

3. Unte uma forma de pudim com a calda caramelizada

4. Despeje o creme de milho na forma de pudim caramelizada.

Veja a consistência do pudim de milho. (Foto: Divulgação)
Veja a consistência do pudim de milho. (Foto: Divulgação)

5. Coloque o pudim em banho maria (dentro de uma assadeira com água quente). Leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC por uma hora.

6. Retire o pudim do forno, deixe esfriar e desenforme logo em seguida.

7. Pronto! Agora é só cortar em pedaços e servir.

Algumas pessoas fazem questão de modificar um pouco a lista de ingredientes, ou seja, acrescentam outros itens para tornar o sabor da sobremesa ainda mais irresistível. Se esse for o seu caso, experimente adicionar creme de leite, leite de coco e uma caixinha de creme de leite. O resultado é maravilhoso!

Se você já gostava de bolo de milho, então vai adorar saborear um pudim de milho. Essa receita tipicamente brasileira leva, em média 1h20 para ficar pronta. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!