Você está em busca de um doce simples e saudável para preparar em casa? Então aposte na queijadinha de cenoura. A receita é bem fácil de preparar e o resultado é uma guloseima saborosa, nutritiva e perfeita para servir em diferentes ocasiões.

Para quem não sabe, a queijadinha é um quitute típico da culinária brasileira, mas que recebeu forte influência dos doces que eram preparados em Portugal. A receita original leva ovos, leite condensado, leite de coco e um pouco de queijo. O docinho, no entanto, pode ser feito com outros ingredientes, como é o caso da cenoura.

Chegou a hora de preparar deliciosas queijadinhas de cenoura. (Foto: Divulgação)
Chegou a hora de preparar deliciosas queijadinhas de cenoura. (Foto: Divulgação)

A cenoura, quando adicionada à massa da queijadinha, contribui com a maciez e realça o sabor adocicado. Esse ingrediente também representa uma ótima aposta para deixar a sobremesa mais bonita, afinal, ela adquire uma coloração ainda mais amarelada.

Com poucos ingredientes e um passo a passo bem fácil, a queijadinha de cenoura é uma sobremesa que todas as pessoas podem arriscar fazer em casa.

Receita de queijadinha de cenoura

A queijadinha de cenoura pode ser preparada para servir como sobremesa depois do almoço, no lanche da tarde ou mesmo na festa junina. Confira a seguir a receita completa:

queijadinha de cenoura 1

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras (chá) de cenoura ralada

Modo de preparo

1. Inicie a receita pré-aquecendo o forno a 180º C.

2. No liquidificador, adicione o leite condensado, a cenoura ralada, o queijo parmesão e as gemas. Nessa etapa, é muito importante descartar as claras do ovo. Bata todos os ingredientes, até obter uma massa mole e homogênea.

3. Distribua a massa da queijadinha em forminhas de papel. Em seguida, distribua em uma assadeira.

4. Leve as queijadinhas para assar, em banho-maria (assadeira com água, o mesmo procedimento usado para fazer pudim).

5. Deixe assar por, em média, uma hora. O ponto certo é quando a massa começar a dourar.

6. Pronto! Agora é só retirar do forno e servir.

Dicas de chef

queijadinha de cenoura 3

  • Você pode substituir o parmesão ralado por queijo meia cura. O resultado é tão delicioso quanto.
  • Experimente incluir um pouco de coco seco ralado à receita, caso o sabor da cenoura não seja suficiente.
  • Ao colocar a queijadinha nas forminhas de alumínio, lembre-se de usar também as forminhas de papel. Esse cuidado é muito importante para que a massa não esparrame.

A queijadinha de cenoura pode ser feita sem dificuldades por qualquer cozinheiro iniciante. O resultado é um tipo de bolinho (sem fermento e sem farinha) que desmancha na boca e tem uma textura levemente cremosa. Essa receita tem um rendimento médio de 13 porções e fica pronta em 45 minutos. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!