Razões para comer abóbora: A abóbora é uma fruta muito conhecida, sendo usada como decoração nas festas de Halloween, além de existir várias receitas deliciosas com a mesma. Sendo extremamente benéfica para a saúde e apresentando propriedades essenciais para o nosso organismo, ela deve ser consumida por todos, desde crianças a idosos. Entretanto, nem todos apreciam o gosto ou muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de experimentar a abóbora, o que significa que estão perdendo muitos benefícios que a mesma oferece.

11 razões para comer abóbora – Como preparar (Foto: Divulgação)

Veja a seguir 11 razões para comer abóbora

1 – Possui benefício aos olhos

A abóbora é rica em uma substância que, quando consumida pelo nosso organismo, nós temos uma ótima fonte de vitamina A. Essa vitamina A é fundamental para uma série de atividades, incluindo promover a saúde dos nossos olhos e diminuir o risco de doenças degenerativas dos olhos.

2 – Rica em antioxidantes

Outro motivo para você ingerir a abóbora é que ela é rica em antioxidantes, substâncias que possuem várias atividades, como proteger nossas células dos radicais livres, os grandes causadores do envelhecimento precoce e de outros problemas.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes e vitamina A, a abóbora tem cada vez mais sido usada em produtos cosméticos para oferecer benefícios à pele e ao corpo.

3 – Indicada para gestantes

A abóbora é altamente eficaz e benéfica para as gestantes e os fetos, pois é rica em proteína, vitamina A, zinco, ácido fólico e diversas outras vitaminas essenciais para a mulher grávida nesse momento. Essas mesmas substâncias também ajudam no desenvolvimento do feto e contribuem para uma gestação mais segura e saudável.

11 razões para comer abóbora – Como preparar (Foto: Divulgação)

4 – Fonte de gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis são muito importantes para o nosso corpo e na abóbora nós encontramos uma fonte segura dessas substâncias. Ao consumir abóbora você estará ingerindo uma boa quantia de gordura saudável, o que irá favorecer a sua saúde e a sua perda de peso também.

5 – Benefícios para a próstata

A abóbora pode ser muito benéfica para os homens, tanto aqueles que já possuem problemas na próstata quanto para aqueles que desejam evitar. Os compostos fitoesteróis presentes na abóbora podem ajudar a diminuir a próstata, em problemas de próstata aumentada.

Além disso, as sementes da abóbora podem impedir que a testosterona se torne em DHT, um hormônio que está relacionado com a calvície masculina.

6 – Diabetes

As abóboras são frutas de baixo índice glicêmico, por isso podem ser consumidas por pessoas diabéticas. Elas ainda ajudam na produção de insulina e ajudam a curar os tecidos pancreáticos.

11 razões para comer abóbora – Como preparar (Foto: Divulgação)

7 – Contra o câncer

Especialmente por ser rica em antioxidantes, como os carotenoides, as abóboras são indicadas para prevenir o câncer. Os antioxidantes são responsáveis por combater o metabolismo das células cancerígenas, evitando diversos tipos de câncer, como de mama, de pulmão e até mesmo do cólon.

8 – Combatem o estresse

As sementes de abóbora são ricas em aminoácidos como triptofano que se torna serotonina, um composto neurotransmissor que ajuda a aliviar a ansiedade e combater o estresse. Por isso ao consumir as sementes você pode melhorar o seu humor.

9 – Evita a artrite

Como se não bastasse, as abóboras ainda possuem efeito anti-inflamatório, o que as faz serem extremamente úteis para evitar a artrite.

11 razões para comer abóbora – Como preparar (Foto: Divulgação)

10 – Ideal para problemas no rim

O suco de abóbora é muito indicado a pessoas com problemas como pedras nos rins e outras doenças relacionados à vesícula.

11 – Benefícios para o coração

Em sua composição ainda encontramos o magnésio e os folatos, substâncias extremamente benéficas para a saúde do nosso coração. Eles ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzem a pressão arterial e ainda diminuem a chance de algumas doenças cardiovasculares.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar