Receita de almondegas

A receita de almondegas pode ser feita em casa por qualquer cozinheiro inexperiente, basta providenciar os ingredientes certos e seguir todas as etapas do preparo. Depois de prontos, esses bolinhos de carne podem ser servidos no almoço ou no jantar, tendo como principal acompanhamento o arroz branco.

A almôndega, também conhecida como porpeta, nada mais é do que um bolinho preparado com carne moída e coberto por molho da sua preferência. A receita de almondegas tradicional leva não apenas a carne, mas também a farinha de trigo e o ovo para dar liga e assim formar as bolinhas.

Você pode gostar também:

Aprenda a preparar deliciosas almôndegas. (Foto: Divulgação)
Aprenda a preparar deliciosas almôndegas. (Foto: Divulgação)

Existem muitas variações para a receita de almondegas. Algumas pessoas preferem fazer a massa com pão, soja ou fubá. Há também quem substitua a fritura pelo cozimento e obtenha resultados maravilhosos. Se você realmente quer impressionar com as suas bolinhas de carne, então pode recheá-las e dar um novo rumo ao sabor.

Como fazer almondegas

Selecionamos uma deliciosa receita de almondegas, que leva poucos ingredientes e pode ser preparada de forma bem rápida. Confira:

Ingredientes

½ quilo de carne moída (passar duas vezes no moedor)
1 ovo inteiro
150g colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cebola picadinha
350g de molho de tomate pronto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

SONY DSC
SONY DSC

1. Em um recipiente, misture a carne, a cebola picada, o ovo, o sal, a pimenta e um pouco do azeite.

2. Acrescente a farinha de rosca à mistura. Misture bem os ingredientes, até obter o ponto de uma massa que possa ser enrolara e assim virar as almôndegas.

3. Faça as bolinhas com as mãos, procurando deixá-las do mesmo tamanho.

4. Coloque um pouco de óleo em uma panela e frite as almôndegas. O ideal é selar em fogo alto, ou seja, dourar a superfície da carne de forma rápida em uma superfície quente. Essa etapa é muito importante, afinal, preserva a suculência da carne e evita o ressecamento.

5. Retire as almôndegas do azeite e coloque-as sobre um papel toalha para absorver o excesso de azeite. Reserve.

6. Em uma outra panela, esquente o molho de tomate em fogo baixo. Depois, coloque as almôndegas para cozinhar junto.

Receita de almôndega 3

7. Após 15 minutos de cozimento em fogo baixo, as almôndegas estarão no ponto.

8. Pronto! Agora é só colocar no prato e servir. Além de arroz branco, você também pode apostar numa macarronada ou no purê de batata como acompanhamento.

Viu só como pode ser simples e rápido preparar almôndegas? O rendimento da receita depende do tamanho das bolinhas, mas é de em média 4 porções. O tempo de preparo é de aproximadamente 1 hora. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.

Add to Favourites